20/04/2021

Corretoras de Seguros compartilham suas experiências durante live da Conhecer Seguros

Corretoras de Seguros compartilham suas experiências durante live da Conhecer Seguros

Nesta terça-feira (09/03), a Conhecer Seguros promoveu a live “Mulheres na Corretagem de Seguros”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A transmissão contou com a participação das especialistas Enir Junker, Linda Bessa e Regina Lacerda, e mediação de Daniela Paschoal. A escola ainda concedeu desconto de 35% em todos os seus cursos até o dia 14 de março. 

Daniela abriu a live falando sobre as oportunidades oferecidas pelo setor. “O mercado de seguros brasileiro tem bastante oportunidade para crescer, atualmente ele representa 6,7% do PIB, mas ainda existe o desafio de fomentar a cultura da gestão de risco, da proteção e, também, da inovação. Temos que procurar novas formas de vender seguros”.

E diante desses desafios, Regina Lacerda reconheceu não ser fácil ser consultora de riscos no País. “Essa falta de entendimento sobre os benefícios do setor não favorece a nossa consultoria, por isso, precisamos amar nossa profissão, conhecer os produtos e o perfil dos clientes, além de nos aprofundarmos nas técnicas de vendas, para termos sucesso”, indicou.

As profissionais também destacaram que a mulher tem características que favorecem a atuação no mercado, por serem mais sensíveis, intuitivas e possuírem um olhar diferenciado em relação às demandas dos clientes. “Conseguimos enxergar outros ângulos e apresentar a resolução do problema com mais empatia e isso faz com que tenhamos êxito em situações de sinistro, de enquadramento e nos recursos humanos, na gestão de pessoas”, exemplificou Enir.

A profissional, mulher e mãe

Durante a live, todas as corretoras mencionaram o desafio de conciliar a vida familiar e profissional, ainda mais nesse período de pandemia, com todos em home office, mas para Linda Bessa essa dificuldade já foi muito maior. “Com 19 anos, eu já estava trabalhando na corretagem de seguros, com 23 anos me casei e com 25 anos já tinha duas filhas. Então, imaginem uma jovem, cheia de ambições, tendo que dar conta de tantas coisas, em uma época em que sequer existia a licença maternidade. Por isso, tive que me dedicar ainda mais para conseguir me destacar. A facilidade nunca existiu”, declarou.

No caso da Enir, seu desafio familiar atual está no cuidado de duas filhas pequenas com as atividades em home office. “Agora há pouco vocês devem ter ouvido os gritinhos, porque elas chegaram da escola eufóricas, e essa é a nossa nova realidade. Confesso que, no início da pandemia, fiquei um pouco perdida, mas agora está mais natural. E essa é a vida da mulher, não deixar nenhum dos lados caírem, mas nós damos conta disso”. 

“Toda essa correria um dia passa”, tranquilizou Regina. “Eu levava meu filho pequeno para a corretora comigo, mas hoje ele cresceu, está casado, morando no exterior e às vésperas de me dar um neto. Apesar da correria, com o home office é possível aproveitar mais as fases das crianças, ficar mais tempo com nossa família”.

A mulher em um mercado masculino

O mercado de seguros é conhecido por ser comandado por homens, mas a situação tem mudado. Apesar de posições de liderança estarem ainda caminhando, elas representam mais de 50% da força de trabalho do setor. “Há 30 anos, não existiam mulheres na liderança do mercado de seguros, nossa oportunidade estava em ser a ‘moça de vendas’ nas concessionárias. Éramos muito assediadas, mas hoje, temos mais respeito. Eu me destaquei, porque busquei ser profissional e o resultado é que agora faço os seguros dos netos dos meus segurados”, contou Linda.

Como as corretoras são, geralmente, donas do próprio negócio e estão em um ambiente de empresas familiares, o assédio profissional é pequeno, mas no cenário das seguradoras isso muda. “Por isso, me solidarizo com a campanha #MeToo, a mulher de forma geral é assediada e isso afeta a todos. É fundamental nos unirmos e denunciarmos”, declarou Regina.

No encerramento, Daniela informou que a Conhecer Seguros está presenteando a todos, homens e mulheres, com 35% de desconto em todos os cursos online até o dia 14 de março. Para isso, basta utilizar o cupom MULHER21. “Agradeço a todos por esse momento único, em que pudemos compartilhar nossas experiências. E, nesse período de pandemia, o conhecimento é fundamental para o nosso desenvolvimento profissional. Contem com a Conhecer Seguros para isso”, concluiu a mediadora.

O vídeo da live está disponível e pode ser acessado na página de transmissão no Youtube (https://youtu.be/gVTbDwCbkAQ).

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 13ª edição da revista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *