Contra divulgar valores da comissão, corretores criam abaixo-assinado

Contra divulgar valores da comissão, corretores criam abaixo-assinado
Norma da Susep entra em vigor no dia 1º de julho; corretores criticam

Os corretores criaram um abaixo-assinado contra a divulgação de comissões referentes à comercialização de seguro. A petição conta, até o momento da publicação desta matéria, com quase seis mil assinaturas. A norma da Susep obriga corretores de seguros informarem o montante da remuneração pela intermediação do contrato. Além disso, o texto prevê a divulgação dos respectivos valores de prêmio comercial ou contribuição do contrato a ser celebrado. Sendo assim, antes da aquisição do produto de seguros, o consultor deve informar ao cliente qual será sua remuneração por intermediar a venda.

A medida, no entanto, foi mal recebida pelos corretores de seguros, que já criaram um abaixo-assinado a fim de revogar a norma. Em entrevista exclusiva à Seguro Nova Digital, José Roberio de Vasconcelos, fundador da Vencer Corretora de Seguros, de Sobral – CE, descordou de mais uma mudança da autarquia. Ele justifica que, com a exposição da remuneração, os intermediários seriam forçados a negociá-la com os clientes.

Corretor, aumente suas vendas! Saiba como lendo a quinta edição da revista:


“A maioria dos consumidores não entendem que a comissão se aplica aos valores brutos do contrato. Por isso, o cliente não vai considerar que o corretor tem despesas administrativas, como os custos de manutenção da corretora, por exemplo”, opina Roberio.

O corretor disse, ainda, que com essa medida, a autarquia espera reduzir o percentual de comissões para ter mais consumidores. “Entretanto, com a redução no número de corretores, algumas seguradoras buscarão outros canais de vendas alternativas, como supermercados, lojas de conveniências e bancos”. Para Roberio, a venda realizada nesses canais aumentará o número de processos no judiciário, “pois muitos segurados serão lesados, sem ter a figura do corretor para auxiliar na liquidação do sinistro”.

Por fim, você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top