Mais de 14,5 mil corretores fizeram seu registro no novo sistema da Susep, lançado há 10 dias. A plataforma online contabilizou neste período 2,1 mil novos cadastros e 12,3 mil recadastramentos. O recadastramento deve ser realizado até o dia 31 de julho.
A Susep criou a plataforma do novo sistema para garantir o registro aos profissionais com agilidade e eficiência, após o fim da validade da MP 905/2019 e durante a pandemia do Covid-19. Por meio do site, a autarquia destacou o avanço do sistema.
“A identificação por meio de foto do corretor portando o documento utilizado na hora de realizar o cadastro, a exemplo das medidas mais atuais adotadas por empresas de tecnologia e instituições financeiras. A medida garante mais segurança aos processos, com a utilização de algoritmos de reconhecimento de imagens e comparações; isto, além do cruzamento de dados com bases oficiais. O formato também contribui para a viabilização das novas carteiras digitais de habilitação profissional que os corretores cadastrados receberão em breve”
Canal exclusivo
Os técnicos da autarquia, desde o início do novo processo, seguem dialogando diretamente com os profissionais para fornecer informações e esclarecer dúvidas por meio do canal corretores@susep.gov.br e também com a realização de lives. A autarquia recebeu 4,1 mil mensagens com dúvidas e sugestões de aprimoramento para a ferramenta; mais de 70% já foram respondidas. Ao observar que a maioria das questões são comuns, os técnicos da autarquia prepararam uma seção de perguntas e respostas para facilitar a interação dos usuários com a plataforma, além do Manual do Sistema de Registro de Corretores. Tudo está disponível na área CORRETOR DE SEGUROS do site da Susep, dedicada aos profissionais do setor.
As evoluções promovidas nesta etapa são parte de um conjunto de ações para a modernização do mercado que vêm sendo implementadas pela autarquia.