Delta FleetCam chega ao mercado visando aprimorar segurança das frotas

Delta FleetCam chega ao mercado visando aprimorar segurança das frotas

Com a utilização de câmeras voltadas para motorista, cabine e estrada, ferramenta produzida pela Delta Global detecta riscos à direção, como sonolência e distração, e emite alertas sonoros

A Delta Global está lançando o Delta FleetCam, sistema de videotelemetria inteligente que visa aprimorar a segurança das frotas. Como parte da Delta Fleet, o FleetCam combina inteligência artificial com tecnologias de DMS (que inclui câmera infravermelha voltada para motorista e cabine), e ADAS (com câmera direcionada para a estrada), em uma plataforma que oferece abordagem integrada para o monitoramento da condução do veículo.

Fadiga e uso de celular

O sistema detecta desde fadiga, sonolência, distração ou uso indevido de celular por parte do motorista, até possibilidades de colisão frontal e direção perigosa. Ele emite alertas de voz que visam sinalizar os profissionais e mantê-los focados. Além disso, a solução permite a gestão dos alertas em tempo real, com personalização completa dos avisos para ações imediatas. A inteligência artificial usada pelo sistema está embarcada no próprio aparelho instalado no veículo, e que fica aparente para o motorista. Dessa forma, mesmo em regiões sem acesso à internet, os alertas continuam sendo emitidos.

Com funcionalidades de playback e monitoramento ao vivo, o Fleetcam facilita a investigação de incidentes. Além disso, segundo a empresa, agiliza a gestão da frota ao reunir, em uma mesma plataforma, acesso às funcionalidades de videotelemetria e rastreamento com um único login. Por fim, a ferramenta possui funções avançadas de videomonitoramento, telemetria e análise detalhada de dados. Isso inclui relatórios de resumo, ranking de motoristas e mapas de calor.

A importância da Delta FleetCam na segurança viária

A Delta Global avalia que a implementação de tecnologias como a Delta FleetCam é uma medida relevante para reduzir acidentes. Segundo dados da Abramet, 240 motoristas são multados por hora pelo uso de celular e um terço dirigem de forma distraída.

“A necessidade de soluções robustas para mitigar os riscos associados ao comportamento dos motoristas e às condições das vias é evidente no Brasil. O país tem mais de 115 milhões de veículos e enfrenta um grave problema de segurança viária. O FleetCam surge como uma ferramenta poderosa que gera ações preventivas e educativas, e auxilia na preservação da vida do motorista e de outras pessoas”, afirma Nilton Costa Jr, Head de Rastreamento e Telemática da Delta Global.

Globalmente, a videotelemetria está em ascensão. Um estudo da Berg Insight aponta que entre 2021 e 2022 houve um aumento de 17% na instalação de dispositivos de vídeo em veículos na América do Norte. Desse modo, a previsão de crescimento é de 86% até 2025. No Brasil, embora haja uma grande oportunidade de crescimento para plataformas de inteligência, apenas 20% dos veículos estão conectados ou rastreados com telemetria, enquanto somente 1% utiliza dispositivos do tipo.




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.