Com a utilização de câmeras voltadas para motorista, cabine e estrada, ferramenta produzida pela Delta Global detecta riscos à direção, como sonolência e distração, e emite alertas sonoros
A Delta Global está lançando o Delta FleetCam, sistema de videotelemetria inteligente que visa aprimorar a segurança das frotas. Como parte da Delta Fleet, o FleetCam combina inteligência artificial com tecnologias de DMS (que inclui câmera infravermelha voltada para motorista e cabine), e ADAS (com câmera direcionada para a estrada), em uma plataforma que oferece abordagem integrada para o monitoramento da condução do veículo.
Fadiga e uso de celular
O sistema detecta desde fadiga, sonolência, distração ou uso indevido de celular por parte do motorista, até possibilidades de colisão frontal e direção perigosa. Ele emite alertas de voz que visam sinalizar os profissionais e mantê-los focados. Além disso, a solução permite a gestão dos alertas em tempo real, com personalização completa dos avisos para ações imediatas. A inteligência artificial usada pelo sistema está embarcada no próprio aparelho instalado no veículo, e que fica aparente para o motorista. Dessa forma, mesmo em regiões sem acesso à internet, os alertas continuam sendo emitidos.
Com funcionalidades de playback e monitoramento ao vivo, o Fleetcam facilita a investigação de incidentes. Além disso, segundo a empresa, agiliza a gestão da frota ao reunir, em uma mesma plataforma, acesso às funcionalidades de videotelemetria e rastreamento com um único login. Por fim, a ferramenta possui funções avançadas de videomonitoramento, telemetria e análise detalhada de dados. Isso inclui relatórios de resumo, ranking de motoristas e mapas de calor.
A importância da Delta FleetCam na segurança viária
A Delta Global avalia que a implementação de tecnologias como a Delta FleetCam é uma medida relevante para reduzir acidentes. Segundo dados da Abramet, 240 motoristas são multados por hora pelo uso de celular e um terço dirigem de forma distraída.
“A necessidade de soluções robustas para mitigar os riscos associados ao comportamento dos motoristas e às condições das vias é evidente no Brasil. O país tem mais de 115 milhões de veículos e enfrenta um grave problema de segurança viária. O FleetCam surge como uma ferramenta poderosa que gera ações preventivas e educativas, e auxilia na preservação da vida do motorista e de outras pessoas”, afirma Nilton Costa Jr, Head de Rastreamento e Telemática da Delta Global.
Globalmente, a videotelemetria está em ascensão. Um estudo da Berg Insight aponta que entre 2021 e 2022 houve um aumento de 17% na instalação de dispositivos de vídeo em veículos na América do Norte. Desse modo, a previsão de crescimento é de 86% até 2025. No Brasil, embora haja uma grande oportunidade de crescimento para plataformas de inteligência, apenas 20% dos veículos estão conectados ou rastreados com telemetria, enquanto somente 1% utiliza dispositivos do tipo.