Vanessa Mendonça possui 18 anos de experiência no mercado de seguros e é co-fundadora da Albatroz MGA
Ela tem 18 anos de experiência no mercado segurador. Nesse período, acumulou importantes passagens em seguradoras nas quais conquistou cargos de liderança. Boa parte desse tempo focou na carteira de transportes, setor no qual a executiva se especializou e consolidou sua carreira.
Mesmo com um currículo de respeito, Vanessa Mendonça sentiu que precisava mudar sua história e foi empreender. A experiência dentro de empresas globais foi importante para que ela ajudasse a criar a Albatroz, a primeira MGA de seguro de transportes do Brasil.
Seguro Nova Digital – Você trabalhou durante muitos anos em empresas e conquistando importantes cargos dentro delas. De certa forma, essa experiência te preparou para construir sua própria companhia?
Vanessa Mendonça – Com toda certeza sim! Toda experiência vivida por mim, com acertos e erros, foram fundamentais para meu momento atual. Iniciei minha carreira no mercado segurador em uma prestadora de serviços administrativos para uma seguradora. Este foi meu primeiro contato com seguros; tive ótimos professores e atuamos bastante em análises investigativas para sinistros passíveis de ressarcimento. Neste momento já tive uma imersão sobre as coberturas.
Posteriormente fui convidada a participar do time de colaboradores desta seguradora, e então tive a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento de sistemas, como a base de abertura de sinistros para o 0800 que na época não havia nesta empresa. A cada nova cia seguradora sempre tive a honra em receber novos conhecimentos e a liberdade em poder compartilhar um pouco do que eu conhecia. Sou co-fundadora da Albatroz MGA, e sem dúvidas, todas as seguradoras em que atuei foram essenciais para todo meu trajeto futuro.
S.N.D – A Albatroz é a primeira MGA de seguro de transporte no Brasil. Poderia detalhar qual é a função de uma MGA no seguro de transporte?
V.M: MGA é uma agência especializada de seguros que possui autoridade de subscrição para as seguradoras e resseguradoras, desempenhando funções normalmente administradas apenas pelas seguradoras, como criar e modernizar produtos, subscrição, definição de preços, negociar comissões, lidar com reclamações, emitir apólices e endossos, analisar sinistros, entres outros.
A MGA traz tecnologia, produtos diferenciados e soluções que ajudam os corretores independentes a prestar melhores serviços aos seus clientes com a máxima segurança. Somos a primeira MGA exclusiva em seguros de transportes. Em nossa plataforma digital trazemos tecnologia de ponta, e desburocratizamos esse segmento em todas as etapas da contratação e administração do seguro transportes.
S.N.D – Qual é a plataforma da companhia e como ela foi desenvolvida?
V.M – A Albatroz Digital Platform foi elaborada com foco no dia a dia do corretor e do subscritor. Ela possui ferramentas que otimizam o processo e visam beneficiar com eficiência todos os lados (corretor, seguradora e segurado). Uma cotação que antes levava cerca de três dias para ser apresentada ao corretor, podendo chegar até a mais de uma semana sem retorno, na plataforma da Albatroz MGA o corretor terá a proposta finalizada em mãos em cerca de 3 a 5 minutos; A emissão de apólice que leva-se dias para ser emitida e entregue ao corretor e segurado, conseguimos entregar quase que instantaneamente por termos integração com o sistema da seguradora.
Podendo ainda emitir a apólice na casa/empresa do cliente, gerar faturas, certificados, cartas DDR, endossos, solicitar embarques esporádicos, acompanhar prêmio pendentes, processos de sinistros digitalizados, entre outros documentos pertinentes a esta operação, além de contar com relatórios gerenciais de toda sua atividade na plataforma para melhor direcionamento e controle de seus resultados.
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S.N.D – O que te levou a criar uma empresa nesse segmento?
V.M – Recebi o convite para integrar a Albatroz MGA do grande idealizador deste projeto, o Salvatore Lombardi. Na época, a empresa ainda não tinha nome. Iniciamos realmente do zero, desde a decisão da paleta de cores, escolha do nome da empresa, montagem do logo, reuniões com a equipe de web design para vincular todas as inteligências necessárias em nossa plataforma, para que ela performe exatamente como idealizamos. Sempre houve muita burocratização na contratação de seguro transportes, e o nascimento da Albatroz veio para mudar isso. Com toda a tecnologia de ponta, estamos aptos a oferecer aos corretores e segurados uma experiência saudável, tranquila e segura para toda a operação de seguros de transportes.
S.N.D – A startup passou, recentemente, a operar com corretores de seguros. Na prática, o que isso significa para os profissionais?
V.M – Isso significa que os corretores já podem e devem fazer seu cadastro em nossa plataforma para desfrutar de todos os benefícios tecnológicos desenvolvidos especialmente para eles. Estamos operando há 6 meses, e já contamos com cerca de 400 apólices emitidas. Temos recebido ótimos feedback dos corretores, e firmando novas parcerias. Para se cadastrar em nossa plataforma, basta acessar nosso site www.albatrozmga.com, e acessar o cadastre-se aqui. Enviaremos o login e senha por e-mail. Mas vale lembrar ainda que mesmo sendo 100% digitais, mantivemos o contato humano, o qual consideramos essencial. O corretor pode falar conosco, seja por telefone, e-mail, whatsapp e ainda pelo chat em nossa plataforma.
S.N.D – Como você analisa o cenário de empreendedorismo no Brasil? Assim como muitos falam, é difícil abrir um negócio?
V.M – Somos abençoados, pois o brasileiro é muito criativo. Para empreender é necessário criatividade e ousadia para inovar e conquistar seu espaço. No Brasil temos um leque amplo de mercado e possibilidades para explorar. Seja pela necessidade de uma nova fonte de renda, ou pela autonomia e liberdade, o empreendedorismo está em alta no Brasil.
Em estudos já abordados na mídia, cerca de 70% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio, mas devemos destacar que empreender não significa puramente abrir um CNPJ. Empreender está um pouco mais além, é necessário estudar e conhecer o mercado que você deseja atuar; é fundamental investir em qualificação profissional em conjunto com toda a vontade em empreender.
Em decorrência da pandemia COVID-19 a taxa de empreendedorismo nunca esteve tão elevada, e cada vez mais jovem. De acordo com a GEM – IBQP, o Brasil ocupa a 4º posição de 55 países com a maior taxa de empreendedorismo, e tem destaque mundial nos negócios. As linhas de crédito e financiamento também tiveram flexibilizações e estão mais acessíveis aos empreendedores.
S.N.D – Você é uma mulher empreendedora que já possui experiência no mundo corporativo. O número de mulheres líderes tem crescido no Brasil, mas ainda a passos curtos. Qual é a sua análise sobre a participação de executivas no setor de seguros?
V.M – Num passado não muito distante, os homens eram maioria no mercado segurador, e hoje a representatividade feminina aumentou modificando totalmente este cenário. Hoje as mulheres representam mais de 55% do total de colaboradores em pesquisas realizadas pela Escola Nacional de Seguros. Uma outra crescente tem sido os cargos de liderança, o qual os números têm aumentado, e hoje as mulheres ocupam 47% destes cargos.
Ainda há muito o que melhorar e alcançarmos, como por exemplo a desigualdade de salário, que é uma realidade. Em estudos foi apontado que as mulheres recebem cerca de 70% dos salários dos homens na mesma função. Com o crescente debate sobre igualdade de gênero podemos perceber que os números estão se equiparando, e acredito que a perspectiva para os próximos anos é na redução destas distâncias salariais, assim como na proporção de cargos de chefia dentro das organizações.
Leia, por fim, a 22ª edição da revista: