Pesquisa mostra que apenas 26,7% dos empresários contratam algum tipo de seguro para o seu negócio

Pesquisa mostra que 26,7% dos empresários contratam algum tipo de seguro para o seu negócio

Levantamento faz parte do estudo “Caminhos para Ampliação da Penetração de Seguros no Segmento PME”, realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Fonte: CQCS

Apenas 26,7% dos empresários contratam algum tipo de seguro para o seu negócio e somente 20,9% algum seguro para os colaboradores da empresa. Além disso, a maioria dos micros e pequenos empreendedores (MPEs) só busca seguros empresariais após enfrentar tragédias, como roubos ou incêndios, ou por obrigação legal. É o que a pesquisa “Caminhos para Ampliação da Penetração de Seguros no Segmento PME”, realizada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Para Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e Relações Regulatórias da CNseg, os dados revelam um cenário preocupante de vulnerabilidade entre os empresários, destacando os riscos financeiros que a falta de seguros pode trazer. “Essa ausência de seguros para mais de 70% dos entrevistados reflete um cenário preocupante de alta exposição aos riscos, o que pode comprometer a estabilidade financeira desses empresários em situações adversas”, aponta.

A pesquisa aponta que a baixa percepção de risco e as restrições econômicas são os principais obstáculos à contratação de seguros, mais relevantes do que o desconhecimento sobre os produtos disponíveis. Além disso, 42% dos empresários manifestam preocupação com a capacidade de cumprir seus compromissos financeiros, enquanto em 30,2% dos casos, a inadimplência surge como um fator de impacto significativo.

Outra conclusão da pesquisa foi que microempresas e empresas de pequeno porte demonstram maior adesão a seguros do que os microempreendedores individuais (MEIs).

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

A CNseg vê na pesquisa uma oportunidade de promover ajustes nas ofertas de seguros para que sejam mais acessíveis e alinhadas às reais necessidades dos MPEs. Segundo a entidade, é essencial fortalecer o diálogo entre seguradoras, corretores e empresários para construir soluções que contribuam não apenas para a proteção dos negócios, mas também para o crescimento sustentável da economia brasileira.

Sobre a pesquisa

O estudo, dividido em três fases, foi realizado pela Comissão de Inteligência do Mercado da CNseg em parceria com a Maena Inteligência Analítica. Seu objetivo foi investigar a relação entre micro e pequenas empresas (MPEs) e corretores de seguros, segmento responsável por cerca de 30% da produção de riqueza do país.

A pesquisa incluiu 86 micro e pequenos empreendedores e 156 corretores de seguros, sendo dividida em duas etapas: uma qualitativa, com entrevistas aprofundadas, e outra quantitativa, por meio de formulários online. Entre os empresários participantes, 59,3% atuam no comércio, 38,4% no setor de serviços e 2,3% na indústria. Mais da metade das empresas (51,2%) têm entre um e três anos de operação, e muitos empreendedores iniciaram seus negócios em resposta a desafios ou mudanças profissionais. Apenas 5,8% das empresas possuem mais de 10 anos de atividade.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.