Artigo: ESG é o ponto de equilíbrio financeiro da economia e a sustentabilidade das próximas gerações

Artigo: ESG é o ponto de equilíbrio financeiro da economia e a sustentabilidade das próximas gerações

Por: Rodrigo Protasio é CEO da Gallagher Brasil

A atividade seguradora e o conceito ESG estão intimamente entrelaçados como faces de uma única moeda. Afinal, o seguro é um instrumento de proteção capaz de minimizar os riscos a que todos estamos expostos, pessoas físicas e jurídicas, e, assim, contribuir para a formação de poupança que resulta em investimentos em diversas esferas e retorna à sociedade como preservação do meio ambiente, na responsabilidade social.

O seguro garante a sustentabilidade do progresso e do desenvolvimento em bases sólidas, com atuação direta para a preservação da saúde da economia global, buscando assegurar o patrimônio construído pela sociedade e o bem mais valioso de que dispomos: a vida.

É nesse sentido e apoiado no tripé ESG que a indústria de seguros vem, em todo o mundo, oferecendo produtos e serviços cada vez mais inovadores e capazes de minimizar riscos e imprevistos. Capazes de garantir a solvência de todas as atividades humanas, e nos mais diferentes setores econômicos e sociais, com crescimento econômico de longo prazo.

O impacto do Seguro tem sido essencial para a construção de um mundo mais sustentável, abrigando os sonhos e anseios de diferentes povos e culturas. Um dos exemplos mais citados tem sido o do ex-primeiro ministro britânico, Winston Churchill (1874-1965), que, ao assumir a reconstrução da Inglaterra, arrasada pela II Guerra Mundial, disse: “Se me fosse possível, escreveria a palavra seguro no umbral de cada porta, na fronte de cada homem, tão convencido estou de que o seguro pode, mediante um desembolso módico, livrar as famílias de catástrofes irreparáveis”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

É nessa reconstrução permanente que o seguro opera, visando preservar a qualidade de vida e condições ambientais. Trata-se de uma mensagem de legado e proteção dos mais importantes ativos e de continuidade do ciclo de desenvolvimento necessário para a sustentabilidade das próximas gerações. Conformar não pode ser um tema corriqueiro no setor segurador.

Pois nós, profissionais do mercado de seguros, temos que tornar a experiência de planejar o futuro algo que faça parte do dia a dia da população. Com todos esses aprendizados, o que até então era uma atividade dentro da área financeira da empresa, passa a ser uma importante atividade de governança, inovação e sustentabilidade.

Mais do que nunca surgem novas necessidades e oportunidades. Novas coberturas surgirão, novas formas de contratar e se relacionar, novos serviços e novas parcerias abrem espaço para que possamos projetar e distribuir produtos e serviços com impactos positivos nas pessoas, nas empresas e na sociedade. E é aí que inovação, sustentabilidade e mercado segurador se conectam.

Leia, por fim, a 28ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.