ESSOR apresenta crescimento nos seguros de transporte de carga

ESSOR apresenta crescimento nos seguros de transporte de carga

Crescimento é validado por dados oficiais da Susep, apurados no primeiro semestre de 2024

A ESSOR Seguros iniciou sua operação no ramo de transporte no final de 2021. A companhia evoluiu no portfólio durante esses quase três anos de atuação, tanto em crescimento como em rentabilidade. Isso corroborou para os dados oficiais da Susep apurados no primeiro semestre deste ano.

Maurício Silva, Head of Marine Cargo da ESSOR, esclarece que o crescimento é impulsionado pelo modelo de negócio com a parceira Albatroz MGA. A empresa reúne profissionais renomados, altamente capacitados e com ampla experiência no mercado. Além disso, completa que “a digitalização de processos, desde a cotação até o sinistro, nos proporciona uma grande vantagem competitiva, aumentando a eficiência e a capilaridade, além de oferecer suporte robusto a corretores e parceiros. Também destaco a precificação de riscos e o fato de oferecemos consultoria técnica, auxiliando na gestão de exposições, adequação de coberturas e controle de perdas em conjunto com corretores e segurados”.

Importância do seguro

Representando entre 5% e 6% do PIB, o setor de transportes tem um papel significativo na economia brasileira, o que reflete no mercado de seguros, que em 2023, movimentou quase 5,5 bilhões de reais em prêmios emitidos para o segmento. Para o executivo da ESSOR, o seguro de transporte é fundamental para a economia nacional e internacional, sendo relevante em diversos aspectos.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

“Existem os aspectos legais, já que alguns seguros, como os destinados a transportadores para cobrir danos e perdas à carga decorrentes de acidentes e roubos, são de contratação obrigatória. A questão da proteção financeira, trazendo tranquilidade aos segurados para continuidade dos negócios, sem necessidade de desembolso financeiro por algum tipo de prejuízo causado durante o transporte. E por fim, o aspecto social, pois protege as operações logísticas a fim de reduzir riscos e garantir a continuidade das atividades do comércio e indústria”, destaca Maurício.

Oportunidades

Promulgada em 2023 e regulamentada no final de setembro último pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Lei 14.599, que trata da questão das obrigatoriedades na contratação de seguros para transportes no Brasil, trouxe novas oportunidades de negócios para a ESSOR. “Notamos um aumento significativo no volume de prêmios emitidos em apólices para transportadores. Essa mudança também abriu novas oportunidades de negócios, especialmente em casos que antes eram vinculados a programas mundiais de embarcadores, mas que, devido à nova legislação, passaram a ter o transportador como responsável pela contratação do seguro”, avalia o executivo.

Ao comparar o primeiro semestre de 2023 com o de 2024, o mercado segurador apresentou uma leve retração nos prêmios emitidos de seguros de transporte de carga, com uma queda de -0,14%. No entanto, o portfólio de marine cargo da seguradora apresentou um comportamento positivo, contrariando a tendência do mercado, com um crescimento expressivo de 157%, o que representa mais de 40 milhões de reais em valor monetário. “A perspectiva para os próximos anos é de manutenção de crescimento, de forma orgânica, acompanhando as tendencias e necessidades de mercado para provemos as melhores e mais adequadas soluções possíveis aos nossos clientes e parceiros de negócios”, finaliza Maurício Silva.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.