Após seis meses de alta, valor do seguro auto se manteve estável em agosto

Após seis meses de alta, valor do seguro auto se manteve estável em agosto

Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), estudo realizado pela TEx, traz novidades como gráfico com variações mensais e ranking dos carros mais cotados

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de agosto do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto se manteve estável no mês de agosto, seguindo em 6,6%, sendo o primeiro período sem aumento nos últimos seis meses. Já em comparação a um ano atrás, o índice subiu 34,7%. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, acredita que o IPSA atingiu o pico de aumento e a tendência é de redução nos próximos meses de 2022. “É possível dizer que já alcançamos o patamar de estabilidade para o Seguro Auto e tudo indica que os preços irão sofrer queda nos próximos meses. Aos poucos o mercado automotivo está se reorganizando e as seguradoras se adequando ao cenário pós pandemia”, explica o executivo.

Em relação ao IPSA por gênero é possível verificar que houve uma mudança de comportamento nos últimos meses. Em agosto de 2021 o seguro para homens era 20% superior aos das mulheres. Já no último mês (agosto 2022) essa diferença diminui para 10%. “Parte dessa mudança é decorrente ao aumento do roubo e furto que é mais influenciado pela região e menos pelo gênero”, explica o executivo.

Outro fator que a TEx identificou nos últimos meses é que as seguradoras estão sofisticando os seus modelos de precificação que estão reduzindo as diferenças entre os gêneros e estado civil.

Capital fluminense 

Especificamente na cidade do Rio de Janeiro, o IPSA revela que o seguro na Zona Norte é 71,4% superior à Zona Sul. De acordo com Genildo, a região onde o Segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro. “Interfere diretamente nas taxas de roubo e furto”, explica.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Já em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com volume total de 6,4% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,6%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 32% do total de automóveis cotados no mês de agosto.

Para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe.

Com mais R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. “Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.

Redes sociais

TEx – Instagram, Facebook, LinkedIn

Fonte: A4&Holofote

Leia, por fim, a 27ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.