Experiência ruim no atendimento: o rombo invisível nas seguradoras

Experiência ruim no atendimento: o rombo invisível nas seguradoras

Por: Emerson Carrijo*

No vibrante mercado de seguros brasileiro, uma verdade incômoda persiste: o atendimento ao cliente, muitas vezes, caminha na contramão da inovação. Embora a digitalização avance, com a CNseg revelando que mais da metade das seguradoras já possuem 75% de seus processos digitais, a realidade para o consumidor final ainda é uma jornada de atrito e frustração.

É alarmante que, mesmo com a expansão do Atendimento 4.0 (Inteligência Artificial, chatbots, análises preditivas), as deficiências no serviço persistam. Dados do Reclame Aqui escancaram essa fragilidade: grandes seguradoras, mesmo com índices de solução entre 70% e 80%, são consistentemente criticadas pelo tempo de resposta. Isso não é apenas um número, é um sintoma claro de que a promessa de agilidade não se materializa.

As seguradoras enfrentam hoje uma muitas pressões: alto volume de chamadas e interações multicanal, exigência crescente por atendimento personalizado e resolutivo, e controle rigoroso de custos operacionais e compliance. Contudo, muitas ainda lidam com sistemas legados, pouca integração entre canais e a falta de inteligência de dados aplicada ao atendimento.

A ineficiência no atendimento vai além do aborrecimento. Em um momento de vulnerabilidade, quando o segurado mais precisa de suporte, a demora, a burocracia e a falta de personalização podem transformar a experiência em um pesadelo.

Imagine: um segurado que, após um sinistro, tenta contato com a seguradora. Ligações que caem, transferências intermináveis e informações desencontradas. A era da comunicação instantânea elevou as expectativas dos consumidores, que esperam uma experiência omnichannel sem fricções, onde o problema seja resolvido na primeira interação.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

A revolução silenciosa da telefonia em nuvem

Diante desse desafio, emerge a telefonia em nuvem. Longe de ser apenas uma atualização, ela é a espinha dorsal de um modelo de atendimento moderno e eficiente. Operando com uma infraestrutura flexível e escalável, as seguradoras podem abrir caminho para uma operação mais ágil e resiliente.

Primeiro, permite a integração de todos os canais de comunicação. Ligações, e-mails, chats, redes sociais: tudo pode ser centralizado, o que elimina a fragmentação da informação e garante que o agente tenha uma visão 360º do histórico do cliente.

Ela também potencializa o atendimento personalizado e resolutivo. Com roteamento de chamadas avançado, as ligações podem ser direcionadas automaticamente para o agente mais qualificado ou para o último atendente. Essa parametrização agiliza a resolução e transmite ao cliente a sensação de ser valorizado. Isso sem dizer da integração com sistemas de CRM e gestão de sinistros, fornecendo ao agente informações em tempo real.

É hora de as seguradoras encararem a realidade: o atendimento não é um departamento isolado, mas o coração da relação com o segurado. As deficiências atuais são um risco existencial. As tecnologias do Atendimento 4.0 são revolucionárias, mas sua eficácia é limitada se a fundação permanecer frágil.

A telefonia em nuvem é uma ponte para a excelência operacional e uma via expressa para fortalecer a confiança dos segurados. As seguradoras que abraçarem essa transformação estarão garantindo sua relevância e competitividade. Aquelas que insistirem em sistemas legados correm o risco de serem engolidas por um mercado que não perdoa a estagnação. Qual caminho sua seguradora vai seguir?

*Emerson Carrijo é CEO da C&M Executive, Vocom e Appego Coffee, empresas do ramo de telefonia em nuvem e do mercado cafeeiro.










©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.