Faturamento do setor segurador volta a bater dois dígitos e cresce 18,2% em agosto

Faturamento do setor segurador volta a bater dois dígitos e cresce 18,2% em agosto

Boletim IRB+Mercado mostra que prêmios emitidos totalizaram R$ 12,6 bilhões no oitavo mês do ano. Índice de sinistralidade segue em alta e lucro líquido em baixa 

A 12ª edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, mostra que a alta do faturamento do setor de seguros voltou a bater dois dígitos em agosto: 18,2% em relação ao mesmo mês de 2020, totalizando R$ 12,6 bilhões em prêmios emitidos. Houve crescimento nos seis segmentos analisados, com destaque para Rural, que obteve variação positiva de 59,9%, considerando agosto do ano passado. No acumulado de 2021, o faturamento alcançou R$ 91,93 bilhões, alta de 15,8% em relação ao totalizado nos oito primeiros meses de 2020.  

O índice de sinistralidade, por sua vez, chegou a 53,3% em agosto, aumento de 8,5 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o mesmo mês de 2020. E 50,9% no acumulado do ano: 7,8 p.p. a mais em relação ao índice verificado no mesmo período do ano passado. A taxa no segmento de Vida alcançou 50,3% no acumulado dos oito primeiros meses do ano e foi a maior da série histórica – desde 2014 – para esse período. O lucro líquido das seguradoras fechou em R$ 611 milhões no mês, ultrapassando a marca de R$ 5 bilhões no acumulado do ano. O número, no ano, é 60,4% menor que o registrado nos oito primeiros meses de 2020.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Considerando cada segmento, em agosto, Rural arrecadou R$ 1,2 bilhão. Automóvel somou R$ 3,4 bilhões (+11,9%). Já Vida faturou R$ 4,6 bilhões (+15,9%). O segmento Corporativo de Danos e Responsabilidades totalizou R$ 1,9 bilhão (+15,7%); Individuais contra Danos, R$ 1,1 bilhão (+15,8%); e Crédito e Garantia, R$ 398 milhões (+28,2%).  

O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep em 11/10, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise está disponível, na íntegra, no site do IRB Brasil RE. No mesmo endereço, o Dashboard IRB+Mercado Segurador permite consulta dinâmica e gratuita às informações de todo o setor. 

Leia, por fim, a 19ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.