22/09/2020
Fenacor pede suspensão do recadastramento na Susep

FENACOR pede suspensão do recadastramento na Susep

A Federação Nacional dos Corretores (FENACOR) entrará novamente com uma ação solicitando a suspensão do recadastramento dos corretores de seguros. Depois da Justiça de Tocantins e da 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro terem negado liminar contra o sistema de recadastramento de corretores implantado pela Susep, na última quinta-feira, 14, foi a vez da 2ª Vara da Justiça Federal do Rio negar o mesmo pedido.

Mesmo com a decisão da justiça, a federação prometeu, em comunicado, que entrará com outros recursos contra o recadastramento dos profissionais.

Confira na íntegra:

A FENACOR informa aos corretores de seguros e ao mercado que continuará buscando na Justiça a suspensão do processo de recadastramento realizado pela Susep através de um sistema frágil, falho e sujeito a fraudes, embora respeite a decisão inicial do juiz da 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que não deferiu a liminar solicitada por esta Federação, sem, contudo, julgar o mérito da questão, que ainda será discutido.

A FENACOR continua tendo a convicção que a utilização desse sistema, que não atende aos requisitos básicos exigidos por lei, coloca em risco e pode trazer prejuízos consideráveis para milhares de profissionais corretores de seguros e para as empresas corretoras de seguros.

Portanto, a Federação recorrerá e permanecerá lutando em todas as instâncias possíveis na defesa da categoria e dos interesses dos corretores de seguros. Não desistiremos diante de um percalço inicial nesta batalha, pois nossa causa tem o necessário suporte da justa razão como será provado mais adiante.

Nesse contexto, destacamos ainda que, embora tenha indeferido o pedido de tutela de urgência, o próprio juiz ressaltou, em um trecho do seu despacho, “ser bem possível que o Sistema de Registro de Corretores padeça de diversos defeitos”.

Por fim, confiamos que, em sua decisão final, o magistrado levará em consideração os consistentes argumentos apresentados para justificar a suspensão do uso desse sistema e, consequentemente, do recadastramento feito dessa forma e neste momento inadequado.

Leia a sexta edição da revista:

One thought on “FENACOR pede suspensão do recadastramento na Susep

  1. Amigo, muitas vezes ajustamos os erros dos gigante à nossa frente aguardando sua falhas, como aconteceu com David…especialista em estilingue, uma arma feudal…e que usou a mesma para vencer Golias um gigante que segundo a história tinha mais de 2,9mts de altura, e foi derrotado pela prática da arma. As formigas fazem o seu trabalho …armazenando e estocando alimentos e pequenas folhas…independente de estarem vivas em algum tempo depois ou no decorrer de seus funções, em sua maioria das vezes esmagadas por gigantes como nós. Os corretores são muito mais que isso, afinal somo nós quem devemos continuar mantendo nosso foco de produzir orçamentos, propostas e cobrar o espelhamento das apólices pelas seguradoras, que já se comprometeram a continuar a ter em seu bojo de interações o profissional corretor de seguros, de preferencia certificado e habilitado, pela autarquia ou pela auto reguladora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *