Rogério Bruch, diretor comercial, e Luis Fernando Barazzutti, fundador
Empresa destaca a resiliência e a inovação como pilares no entendimento das mudanças do mercado segurador durante duas décadas
Junte a vontade de empreender com as oportunidades dentro do seu nicho. Esse é o começo de um grande negócio. Com esse pensamento, Luis Fernando Barazzutti fundou, em 2002, a Fetransporte Brasil. Inicialmente, o fundador teve a intenção de mostrar às transportadoras as vantagens de se adquirir um seguro para sua operação. Entretanto, a companhia percebeu as evoluções do mercado segurador e passou a oferecer serviços completos de assessoria para corretores e seguradores.
Um dos pilares desse crescimento é a parceria de sucesso entre Barazzutti e Rogério Bruch, diretor comercial da equipe. Desde 2005, os executivos perpetuam grandes feitos para o desenvolvimento da companhia. “Temos perfis complementares e uma relação de respeito e ética que certamente reflete no nosso time e no relacionamento com os nossos parceiros”, destaca Barazzutti.
Para Rogério Bruch, esse bom relacionamento interno apoiou e garantiu o crescimento anual da Fetransporte durante esses 20 anos. Além disso, segundo ele, a cultura orientada a resultados e o quadro de colaboradores altamente capacitado foram essenciais para oferecer um atendimento de excelência às corretoras e às seguradoras. “Hoje, a companhia se posiciona como uma das principais assessorias e consultorias para o mercado de seguros, comprometendo-se na agilidade das respostas na ponta, motivando a equipe para fazer sempre mais e melhor, e focando no cliente, que é o nosso principal ativo”, salienta.
A relação de confiança entre os executivos foi essencial para entender os desafios, como o crescimento tecnológico do mercado e as mudanças de comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente e consciente.
“Foram 20 anos desafiadores. Tivemos que nos reinventar e inovar em vários momentos. Isso foi um exercício de resiliência que nos deu a solidez que a empresa tem hoje”, define Barazzutti.
Para o executivo, o mercado de seguros passou por uma intensa profissionalização de 2002 até hoje. As corretoras de origem familiar, por exemplo, dão espaço a companhias bem estruturadas em diversos estados do país. O fundador acredita que essa geração chega com um olhar mais preparado para o cenário competitivo. “Particularmente, o seguro de transporte de cargas ganha mais formalidade e mais recursos tecnológicos para o gerenciamento de risco. Isso é tudo muito positivo”.
Em concordância com o fundador, Bruch destaca a estratégia comercial da organização durante essas duas décadas. “Trabalhamos com o conceito de insidesales, inspirado em grandes empresas e startups de sucesso. Alocamos nossos recursos em etapas de vendas que garantem um desempenho comercial acima do que temos hoje no mercado”. Esse processo, de acordo com o diretor, é viabilizado por grupos de especialistas focados em gerar negócios para as seguradoras a partir do apoio comercial e técnico do corretor de seguros, seja ele especialista ou generalista nos ramos que a Fetransporte Brasil atua – Transportes, Vida e Produtos Digitais.
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Uma grande transformação na empresa ocorreu durante os últimos três anos. A estratégia de investimento em soluções tecnológicas incrementou os resultados e trouxe mais eficiência nas operações. “Hoje colhemos grandes frutos dessa iniciativa. Minha maior satisfação, enquanto fundador, é chegar nesses 20 anos com a reputação positiva que temos no mercado e com mais de 50 colaboradores comprometidos e engajados. Eles realmente vestem a camisa da empresa”, comemora Barazzutti.
A ferramenta de engrenagem do setor
Em quase dois anos de pandemia, o transporte de carga é uma das atividades que ganhou mais notoriedade nesse período, não só na cadeia de logística, mas também na de seguros. Ao perceberem as oportunidades desse ramo, os corretores ampliaram sua carteira.
Segundo Bruch, a queda nas apólices de seguro auto corroborou para que os profissionais buscassem novos negócios. “Nossa percepção é que o setor sai bem preparado do pós-pandemia. Isso porque ele está mais profissionalizado e com soluções bem encaminhadas para os desafios recorrentes no setor logístico. A tecnologia passa a ser uma grande aliada para o escalonamento do negócio”, pondera.
O propósito de ser uma assessoria às corretoras vem se tornando cada vez mais real nos últimos anos. O diretor da Fetransporte lembra que é oferecido aos profissionais um suporte de backoffice capaz de auxiliá-lo em todas as etapas, desde o pré até o pós-venda. Segundo o executivo, essa iniciativa é essencial na operação dos corretores, que precisam otimizar o seu tempo e se dedicar em atender os seus clientes e a fazer novos negócios. “Como estratégia de posicionamento, nossa visão é sermos reconhecidos como a mais completa assessoria e consultoria de seguros do Brasil”, objetiva.
Nesse contexto, Bruch explica que a equipe está atenta às oportunidades criadas por meio de gargalos percebidos nas seguradoras e nas corretoras. “Em 2021, nossa aposta no Seguro de Vida foi assertiva. O mercado recebeu muito bem e o volume de negócios gerado foi acima do esperado. Vamos acompanhar o cenário econômico de 2022 e, se confirmadas as previsões do mercado, teremos mais um novo ramo de seguros na nossa prateleira de produtos e serviços”.
Novidades na rota da Fetransporte Brasil
Barazzutti diz que 2022 será um ano repleto de novidades na companhia. A começar pelo slogan “Facilitando Seguros, Multiplicando Apólices”. A frase, segundo o executivo, resume o diferencial da Fetransporte nesses 20 anos. “Nossa missão é ser a principal aliança que gera negócios entre corretores e seguradoras. Sendo assim, nosso diferencial é ser um facilitador capacitado, com os recursos necessários, desde tecnologia a pessoas até os processos alinhados para garantir os resultados nas duas pontas”.
O fundador da companhia também enxerga muitos negócios para o próximo ano. Ele revela que a companhia está com uma estratégia para o posicionamento nacional da marca. Isso será possível por meio de ações institucionais, comerciais e de relacionamento. Além disso, investimentos em tecnologia continuam sendo realizados com a intenção de otimizar ainda mais os processos operacionais que, de acordo com o executivo, dará um ganho considerável à operação.
“Também estamos caminhando para a 3ª edição do nosso evento Fetransporte Brasil Conference, que é online e gratuito. Essa iniciativa tem como objetivo democratizar a informação e conteúdo técnico para o corretor de seguros. Estamos em constante evolução e o mercado só tem a ganhar com isso”, finaliza Bruch.
Leia, por fim, a 20ª edição da revista: