Empresa de rastreamento divulga ranking de modelos mais roubados segundo a sua base de clientes
A Carsystem, empresa líder em rastreamento veicular, divulga o ranking dos carros mais roubados no primeiro semestre de 2021. Com o aumento da circulação de pessoas após a fase mais aguda da pandemia, as ocorrências de roubos e furtos cresceram 15% no período em relação ao ano passado, com 1.600 chamados.
Mas, quais foram os carros que lideraram o índice de roubo da Carsystem?
O Ford Ka foi o líder entre os chamados de roubo. Mesmo fora de linha desde janeiro com o fechamento da fábrica da Ford, o Ka foi um dos carros mais vendidos do país durante os últimos anos. O segundo carro mais roubado foi o Chevrolet Onix, que foi líder de vendas por seis anos consecutivos e também está na mira dos ladrões de veículos. O terceiro colocado foi o Renault Sandero, seguido pelo Volkswagen Gol e o Hyundai HB20.
No índice de furtos do primeiro semestre, o ranking foi bem parecido tendo o Chevrolet Onix na liderança, seguido pelo Ford Ka, Volkswagen Gol e depois o Voyage, Renault Sandero e Hyundai HB20.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Horários de maior ocorrência
Os acionamentos da Carsystem por ocorrência de roubo ou furto ocorrem geralmente das 19h às 22h. Além do aumento de roubos em 5%, as ações de ladrões de cargas cresceram 10% no semestre. Com o aumento do número de entregas por empresas de logística e e-commerce, os roubos de utilitários como VUCs, vans e minivans subiram de forma desproporcional no período.
Em São Paulo, zona leste é a mais perigosa
Segundo o ranking da Carsystem, a região com maior ocorrência de roubos e furtos vem da zona leste da cidade com 37% dos chamados e 339 solicitações de bloqueio. A zona sul foi responsável por 26% com 242 chamadas. Da zona oeste vieram 179 chamadas que correspondem a 20% do total, a zona norte teve 97 chamados com 11% do total e a região central da cidade, registrou 60 chamados, sendo 7% do total.