Franquias de corretores de seguros é um bom negócio?

Franquias de corretores de seguros é um bom negócio?
Por: Newton Queiroz*

Quem nunca ouviu falar do modelo de negócios de franquias? Provavelmente todos nós; e inclusive pensamos em ter um derivado do sucesso de certas marcas que aderiram a este modelo nos últimos anos.

No Brasil, este modelo estava em crescimento ano após ano até 2020 quando tivemos a pandemia, e o faturamento do setor recuou -10.5% devido vários fatores como: falta de dinheiro no mercado, devolução de franquias que foram fortemente afetadas pela pandemia e outros mais. Como resultado a maioria das franquias colocou o pé no freio e decidiu parar seus planos de expansão em 2020 e focar na manutenção da margem.

Para 2021, a visão do setor é positiva com previsões de crescimento ao redor de 8% no ano para faturamento. Sendo que janeiro e fevereiro se mostraram positivos. Enquanto março sofreu devido ao aumento da pandemia; o que resultou em um resultado de -4.0% para o trimestre.

Porém, independente do resultado no primeiro trimestre, a ABF segue positiva de que o setor terá 8% de crescimento no faturamento, 4% nas redes franqueadas, 5% no número de unidades e geração de 5% a mais de empregos que o ano anterior.

Mas mesmo 2020 sendo um ano complexo para o setor de franquias, alguns segmentos conseguiram se destacar com um modelo de menor custo de entrada, trabalho virtual e outros atributos que facilitaram a entrada de franqueados. Um exemplo que esta em alta é o de franquias de corretores de seguros. O destaque se dá pelo crescimento ao redor de 15% em comparação com o ano anterior; sendo que em alguns casos, franquias cresceram mais de 30%.

De acordo com a ABF “uma franquia de seguros é o negócio certo para quem procura empreender em uma operação com baixo custo operacional, gestão simplificada e possibilidade de rentabilidade mais rápida que outros setores”.

Muito importante ressaltar que estamos falando de um segmento (seguros) que está com sua demanda em alta para produtos como vida, residencial e outros. Sem contar o potencial inexplorado devido à baixa penetração do produto em nosso país. O que para os franqueados é algo muito positivo pois, aumenta a possibilidade de novos clientes.

Poder oferecer um leque variado de produtos é outro atrativo destas franquias; e que ajuda na hora de abordar futuros clientes. Existem franquias hoje que oferecem os mais variados produtos de seguros (de auto até telemedicina).

Outro atrativo é a não necessidade de um local físico, uma vez que muito do trabalho pode ser feito de forma virtual ou em locais mais informais durante almoços, cafés e se necessário uma sala pode ser alugada (existem modelos que oferecem soluções para reuniões presenciais). Por isso, o modelo operacional das franquias de corretores de seguros é muito mais barata com modelos 100% virtuais; ou que exigem espaços físicos de pequeno porte.

Agora vale lembrar que apesar de estar em alta e ter vários atrativos, as franquias de corretores de seguro vêm crescendo em um ritmo bastante acelerado o que cria a preocupação na hora de escolher com quem trabalhar. De um lado existem as mais tradicionais e que tendem a ser mais caras versus as mais novas que tendem a ter custos bem mais atrativos.

Portanto, criamos uma lista de pontos que sugerimos verificar com o franqueador antes de fechar negócio. Tal lista contém as seguintes perguntas:

  • Catálogo de produtos que podem ser ofertados?
  • Quais são as seguradoras parceiras e porque estas são tidas como as melhores?
  • O franqueado entrará na apólice de Erros e Omissões do franqueador ou terá que comprar sua própria?
  • O franqueado poderá usar a SUSEP do franqueador, ou terá que tirar a sua própria?
  • Qual a trilha de treinamentos disponibilizados pela franqueadora, quanto tempo para concluir a trilha e o quão preparado estarei ao terminar este processo?
  • A franqueadora disponibiliza sistemas de tecnologia para gerir o negócio – CRM?
  • A franqueadora disponibiliza ferramentas que facilitam a cotação e contratação do seguro (via um aplicativo ou plataforma digital)?
  • Qual a trilha de apoio inicial, ou seja, do momento em que é aceito até começar o que recebe de apoio?
  • A franqueadora entrega ao franqueado um BP exclusivo?
  • Quais serviços a franqueadora irá efetuar para o franqueado no que tange finanças, sinistros, LGPD, jurídico e outros?
  • A franqueadora irá ajudar na obtenção inicial de prospects?
  • Qual o custo inicial para começar o negócio, qual o custo mensal e qual o custo anual?
  • No custo mensal é necessário pagar uma parte da comissão à franqueadora?
  • Qual o prazo de retorno do investimento?
  • Quantas franquias de sucesso existem do franqueado?

Após verificar os pontos acima, é importante falar com pelo menos dois ou três franqueados para que possa sentir como o franqueador trabalha, quais diferencias oferece, se realmente tudo que foi colocado é factível e com isso ter o maior número de informações possíveis para tomar uma decisão bem estruturada.

Resumindo tudo que foi exposto neste documento, podemos dizer que uma franquia de corretor de seguros (quando bem estudada e que ofereça o apoio necessário), com um leque de produtos diversificados e uma trilha de educação correta, tem um grande potencial de ser um negócio rentável e bastante interessante para o franqueado versus as outras opções que existem hoje.

Sempre lembrando que um dos principais atrativos é a possibilidade de crescimento do setor e o número de pessoas e empresas que o franqueado conheça; e que nem seguro detenha. Isso faz com que a própria rede de amizades seja um dos primeiros locais para buscar negócios; e sempre lembrando que o que está vendendo é proteção, ou seja, algo para proteger o negócio ou família do cliente.

Acreditamos que o crescimento de franquias de corretores de seguros continue pelos próximos anos; e que em breve também teremos franquias de outros serviços relacionados a seguros e que devem crescer conforme o mercado se desenvolve.

Artigo escrito por Newton Queiroz – renomado executivo do setor de seguros nacional e internacional*
Este texto não reflete, necessariamente, na opinião da revista.

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