Viviane Natália Dias, Diretora Operacional e Comercial da Infocar
A fraude é uma das grandes inimigas que o mercado de seguros tem. De acordo com dados da CNseg, em 2022 as ações de má-fé contra seguradoras somaram R$ 824,9 milhões, representando cerca de 16% dos sinistros suspeitos.
Para a Infocar, empresa que desenvolve produtos para mitigar fraudes no setor automobilístico, o acúmulo de informações sobre veículos e motoristas é essencial para um trabalho preventivo. No setor de seguros, a companhia afirma que o corretor desempenha um papel fundamental para diminuir as ações fraudulentas.
Seguro Nova Digital – Em 2022, as fraudes contra seguradoras somaram R$ 824,9 milhões, representando cerca de 16% dos sinistros suspeitos, segundo relatório da CNseg. Esse número é considerado alto?
Viviane Natália Dias – O setor de seguros é um dos principais segmentos atingidos por fraudes. As seguradoras têm investido em tecnologias avançadas, como inteligência artificial e machine learning, para detectar padrões suspeitos e comportamentos atípicos que possam indicar fraudes. A Infocar, como uma empresa de dados que trabalha com análises e estratégias de dados avançados, tem trabalhado arduamente junto aos clientes para desenvolver análises que identifiquem de maneira mais rápida comportamentos suspeitos e apontamento de possíveis ações fraudulentas.
Acreditamos que qualquer número relacionado a fraudes seja significativo, uma vez que essas práticas têm um impacto direto nos preços dos seguros e idealmente não deveriam existir. No entanto, ao considerar o valor das fraudes comprovadas em 2022 (1,8%) em relação ao total de sinistros ocorridos no mesmo ano e comparar com o índice de 2021 (2,2%), notamos uma queda de 0,4%. O mais importante para a Infocar é participar e atuar ativamente no combate e na redução e trabalhar junto as seguradoras na redução desses indicadores.
SND – Especificamente no ramo de automóvel, setor de expertise da Infocar, qual foi a quantidade de fraudes ou de indícios registrados pela empresa no ano passado?
VND – A Infocar desempenha um papel fundamental no setor automobilístico, atuando na detecção e prevenção de fraudes. Nossa atuação é como um escudo protetor entre os fraudadores e nossos clientes, fornecendo tecnologia e ferramentas avançadas para identificar atividades suspeitas. Nosso objetivo primordial é alertar nossos clientes sempre que identificamos qualquer indício de dolo, adaptando nossa abordagem de acordo com o tipo de operação e o momento em que ela ocorre.
No entanto, quantificar com precisão o número de operações que foram negadas diretamente é um desafio. Utilizamos diferentes sistemas e ferramentas em momentos específicos, com indicadores diferentes e estatísticas que respondem diferentes perguntas.
Podemos, contudo, exemplificar com um parâmetro específico: os resultados obtidos por nossa ferramenta que monitora veículos ofertados em leilões. Com essa ferramenta, observamos uma taxa de detecção positiva para leilão significativa, que chega a cerca de 10% dos casos analisados. Desses, aproximadamente um terço apresentam indícios de fraude.
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SND – As atividades em leilão têm suas particularidades?
VND – Muitos veículos adquiridos em leilões apresentam danos severos, mas surgem no mercado em condições aparentemente intactas. Isso ocorre porque uma parte significativa desses veículos passa por processos de recuperação inadequados e não por profissionais. Em algumas situações a intenção é, de fato, fazer uma fraude contra seguradoras.
Uma questão alarmante que encontramos frequentemente é a ocorrência de duplicidade de placas na BASE NACIONAL DE VEÍCULOS, caso que afeta cerca de 1% da base. Embora legalmente seja permitido vincular outra placa a um veículo em casos específicos, identificamos centenas de situações em que duas placas estão vinculadas ao mesmo chassi sem autorização legal.
Nossa experiência consolidada no mercado nos permite identificar potenciais fraudes relacionadas a veículos que foram recuperados sob situações duvidosas. Contribuímos para manter a integridade do setor de seguros automotivos, além de monitorar constantemente as atividades em leilões e colaborar com empresas especializadas em perícias para detectar e prevenir fraudes, tornando o mercado de seguros automotivos mais confiável e seguro.
SND – A matéria-prima da Infocar são os dados que a empresa reuniu durante mais de duas décadas no mercado. Como esse volume de informações pode desvendar possíveis fraudes?
VND – O volume de informações que a Infocar reuniu ao longo de mais de duas décadas no mercado é uma ferramenta valiosa para identificação de possíveis fraudes de várias maneiras, como a análise de padrões anômalos que reúne um grande conjunto de dados históricos. Através de técnicas de análise de dados avançadas identificamos padrões incomuns que podem indicar atividades fraudulentas. Por exemplo, padrões de cadastro de veículos suspeitos com duas placas vinculadas ao mesmo chassi.
Outro modelo de análise é a estatística que cria modelos que comparam os dados de um sinistro suspeito com os padrões históricos. Com isso, é possível identificar desvios significativos que merecem investigação adicional. Já a detecção de tendências analisa o histórico de dados que pode ajudar a identificar tendências ao longo do tempo. O aumento súbito e significativo em um determinado tipo de sinistro ou região pode sugerir atividade fraudulenta. Por exemplo, a prática do “compro seu carro”, diretamente ligada a veículos com muitos débitos.
Um modelo bastante comum é a integração de dados onde a Infocar integra informações de fontes externas aos dados internos das seguradoras, como registros de acidentes, dados públicos sobre criminalidade e outras fontes relevantes para enriquecer a análise e identificar tendências e estudos de fraudes.
Na Infocar utilizamos diferentes tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial para desenvolvimento de algoritmos que se aprimoram com o tempo, identificando padrões de fraude cada vez mais complexos e sutis.
Compartilhamos também diferentes estudos e análises desenvolvidas no decorrer dos anos com seguradoras, auxiliando-as na detecção precoce de fraudes e na mitigação de riscos. A Infocar desenvolveu sistemas de detecção de fraude em tempo real que alertam as seguradoras assim que atividades suspeitas são identificadas.
O grande volume de informações acumulado pela Infocar ao longo dos anos pode ser uma ferramenta poderosa na detecção e prevenção de fraudes no setor de seguros, fornecendo insights valiosos para identificar comportamentos fraudulentos e proteger as seguradoras e seus clientes contra prejuízos financeiros.
SND – É possível por meio desse acúmulo de informações mitigar essas fraudes?
VND – Sim, o acúmulo de dados ao longo de décadas pode ser uma vantagem significativa na detecção e prevenção de fraudes no setor de seguros e auxiliar na identificação de padrões, análises preditivas, aprimoramento de sistemas de alerta, melhoria de algoritmos, além de ajustes em políticas de subscrição.
Permitindo uma análise mais precisa do risco, a identificação de atividades suspeitas e a implementação de medidas preventivas mais eficazes.
SND – É papel do corretor de seguros conscientizar seus clientes sobre esse assunto?
VND – O corretor tem papel fundamental na conscientização de seus clientes sobre a importância da prevenção de fraudes e o fornecimento de informações relevantes sobre o assunto.
O corretor é o grande responsável pela proteção dos interesses do cliente, pois podem ajudá-los a entender os riscos associados às fraudes e como essas práticas podem afetar negativamente as suas apólices e prêmios. Ao educar os clientes sobre como evitar situações que possam levar a sinistros fraudulentos, os corretores podem ajudar a prevenir ocorrências, o que beneficia tanto o cliente quanto a seguradora.
A redução de prêmios é outro tema que os corretores podem agir ativamente. Clientes que estão cientes dos riscos de fraude e adotam medidas para evitá-los podem ser considerados menos arriscados pelas seguradoras, o que pode resultar em prêmios mais baixos. Corretores de seguros também têm a responsabilidade de garantir que seus clientes estejam em conformidade com as leis e regulamentos relacionados ao seguro. Isso inclui a divulgação completa e precisa de informações ao solicitar cobertura.
Leia, por fim, a 36ª edição da revista: