Em entrevista ao podcast Seguro em Debate, Guilherme Bonacheski, da ExperMed, revela o impacto bilionário das fraudes no setor de seguros e compartilha casos reais desvendados por meio de perícia técnica
O episódio #57 do podcast Seguro em Debate, transmitido ao vivo na última quinta-feira, abordou um dos temas mais sensíveis e relevantes do mercado: as fraudes no setor de seguros. O convidado foi Guilherme Bonacheski, diretor da área de seguros da ExperMed, que trouxe dados alarmantes, reflexões estratégicas e casos reais de tentativas de fraude. Desse modo, a perícia especializada tem sido fundamental para proteger seguradoras, corretores e consumidores. O podcast é apresentado pelo jornalista da Seguro Nova Digital, Sergio Vitor Guerra.
Bonacheski revela que 15% dos sinistros indenizados no Brasil podem ter origem fraudulenta. Isso representa um impacto anual entre R$ 20 e 25 bilhões em pagamentos feitos pelo mercado segurador (incluindo saúde suplementar). O especialista também alertou para o fato de que a fraude não é, necessariamente, um ato elaborado por grandes quadrilhas. “Muitas vezes ela parte de ações comuns praticadas por pessoas físicas, com pouca consciência sobre os impactos coletivos desse tipo de atitude”, afirmou.
Para o executivo, é fundamental melhorar a comunicação com a sociedade. Na sua avaliação, essa ação é necessária para alertar as consequências dessas práticas. Isso porque elas afetam não só as seguradoras, mas também corretores, clientes e o equilíbrio de todo o sistema.
Durante o episódio, foram apresentados casos reais desvendados pela ExperMed. Um segurado, por exemplo, com o objetivo de receber a indenização por invalidez, decepou propositalmente os próprios dedos com uma máquina de corte. Entretanto, a fraude foi identificada graças ao trabalho técnico e minucioso da equipe pericial da empresa. A ação não só mitiga prejuízos, como também garante justiça ao processo.
Por fim, o episódio reforça a importância das perícias especializadas e da atuação ética no combate às fraudes, além do papel educativo de iniciativas como essa no fortalecimento do setor de seguros.