Pandemia acelerou a digitalização nas companhias de seguros, diz executivo da SURA

Pandemia acelerou a digitalização nas companhias de seguros, diz executivo da SURA

Gabriel Bugallo, Vice-presidente de Seguros da Seguros SURA, também afirma que as insurtechs trazem novas oportunidades dentro do setor

O processo de digitalização nas companhias de seguros foi impulsionado pela pandemia. Essa é a análise do Vice-presidente de Seguros da Seguros SURA, Gabriel Bugallo. Com a necessidade do isolamento social, os serviços no ambiente online tiveram ainda mais importância para empresas se conectarem a parceiros e a clientes.

Embora a pandemia tenha promovido grandes mudanças, o mercado já passava por um momento de transformação antes dela. A prova disso é o advento das insurtechs, que ganharam força no Brasil em meados de 2016. Mesmo que ainda tenham uma pequena fatia do setor, Bugallo acredita que elas trazem oportunidades de facilitar as contratações, diminuir burocracias e “promover melhorias na prestação de serviços de seguros”.

Para 2022, o executivo da SURA acredita que a digitalização dos serviços vai continuar. “Isso traz maior autonomia para os clientes, corretores e parceiros em casos de sinistros e vistorias, por exemplo”. Além disso, ele acredita que haverá uma atuação cada vez mais sustentável na adoção de melhores práticas de governança e responsabilidade social, com uma visão além do lucro. Trata-se, segundo ele, de “cuidar do meio ambiente de acordo com os fatores ESG, com destaque para os riscos climáticos”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Quais são os seguros com potencial de crescimento em 2022?

De acordo com o Vice-presidente de Seguros da companhia, os segmentos de Vida (Individual e Coletivo) e de Automóvel devem ter um desempenho melhor em comparação ao ano passado. Já no segmento de Mobilidade, que é uma das apostas da seguradora, é o setor de destaque. “A Seguros SURA , como especialista em Gestão de Tendências e Riscos, está trabalhando no segmento de Mobilidade e Micro modais antes mesmo da pandemia. Continuamos aprofundando a proposta de valor no setor e entendendo o comportamento das pessoas”, explica.

A especialização e o investimento em novos ramos são pontos positivos de uma companhia que deseja oferecer proteções personalizadas. Esse dever se cruza com o momento de maior conscientização do brasileiro sobre a importância do seguro. 

“Aumentou o interesse das pessoas sobre o assunto e agora temos um dever social de trabalho em equipe, entre seguradoras, corretoras e outros atores do mercado, de levarmos informações sobre a soluções em seguros e sobre e a importância da prevenção”, finaliza Bugallo.

Leia, por fim, a 21ª edição da revista:




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.