Generali adquire Liberty Seguros no continente europeu por 2,3 bilhões de euros

Generali adquire Liberty Seguros no continente europeu por 2,3 bilhões de euros

Grupo Generali chegou a um acordo com a Liberty Mutual para a compra da Liberty Seguros, companhia espanhola que opera na Espanha, em Portugal, na Irlanda e na Irlanda do Norte

O Grupo Generali anunciou a aquisição da Liberty Seguros na Europa. Segundo a nota da empresa, a transação está alinhada com a sua estratégia “Lifetime Partner 24: Driving Growth”, impulsionando o perfil de crescimento do Grupo, desenvolvendo o negócio de P&C e fortalecendo sua posição de liderança na Europa. Como resultado dessa transação, a Generali alcançará a 4ª posição no mercado espanhol de P&C, enquanto consolida sua posição em Portugal, na 2ª posição. A Generali também entrará na Irlanda com uma participação de mercado entre as 10 primeiras, o que representa uma oportunidade para expandir ainda mais a presença europeia do Grupo em um mercado lucrativo e atraente.

Ainda segundo o comunicado, espera-se que a transação gere economias de escala adicionais em todo o Grupo Generali, graças à redução de custos, à otimização de TI, à venda cruzada de produtos da Generali e ao sólido histórico de integração de negócios do Grupo. A aquisição das capacidades de distribuição digital da Liberty Seguros representa um passo relevante para a iniciativa estratégica do Grupo focada em canais diretos em vários países.

O preço total da transação é de 2,3 bilhões de euros, incluindo todo o capital excedente, sujeito aos ajustes habituais de fechamento. O impacto estimado no Índice de Solvência Regulatória do Grupo Generali é de aproximadamente -9,7 pontos percentuais. A Liberty Seguros tem uma sólida posição de capital, com seu Índice de Solvência superior a 330% em 31 de dezembro de 2022.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Philippe Donnet, CEO do Grupo Generali, comenta: “Graças à aquisição da Liberty Seguros, estamos acelerando a implementação de nossa “Lifetime Partner 24: Driving Growth”, aproveitando uma oportunidade única que proporcionará um crescimento sustentável, fortalecerá nossa posição de liderança na Europa e impulsionará o crescimento de P&C. A Generali está adquirindo um negócio de seguros lucrativo em três mercados europeus em crescimento, com características muito atraentes, que criará um valor significativo a longo prazo para todas as partes interessadas”.

Jaime Anchústegui Melgarejo, CEO Internacional da Generali, complementa: “Essa transação enfatiza o compromisso do Grupo com a Espanha e Portugal, ao mesmo tempo em que fortalece nossa presença na Europa, já que entramos na Irlanda com uma importante participação de mercado. A natureza complementar, lucrativa e diversificada do negócio também nos permitirá expandir nossa rede de agentes e corretores e adquirir novos conhecimentos operacionais no negócio direto”.

A Liberty Seguros é uma empresa focada principalmente em P&C, que se beneficia de um crescente negócio de automóveis e de um mix de produtos bem diversificado, com mais de 1,2 bilhão de Euros em prêmios em 2022, aproximadamente 1.700 funcionários e 5.600 intermediários nos três mercados. A atuação se dá por meio de agentes, canais diretos e corretores, assim como acordos de bancassurance e parcerias.

Leia, por fim, a 33ª edição da revista:


Seguro Nova Digital #33




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.