Devido ao avanço da tecnologia no setor de seguros, diferentes modelos de distribuição dos produtos surgiram nos últimos anos. A concorrência ficou maior para os corretores, que mesmo assim continuam a ser o principal responsável pela disseminação dessa indústria no país. É o que acredita Renner Fidelis, CEO do Grupo A12+, um dos maiores grupos de corretagem de seguros do país. No seu ponto de vista, o corretor é um profissional imprescindível nas negociações, pois “a contratação do seguro exige orientação personalizada sobre a necessidade de proteção de cada cliente”, conta o executivo em entrevista exclusiva à SND.
A relevância desse profissional reforça o conceito “Muito Além do Seguro”, arraigado na companhia desde a sua fundação. Isso significa, segundo Fidelis, um compromisso de promover a gestão da segurança da vida e do patrimônio dos seus clientes, de forma humanizada.
Inserido no cenário de grandes mudanças e avanços, o corretor tem como diferencial o relacionamento estreito com os seus clientes, sendo um consultor antes, durante e depois da venda. “Após a contratação, o segurado precisará de uma prestação de serviços pelos próximos 12 meses”, destaca Fidelis.
Em entrevista exclusiva à SND, o executivo contou como funciona o modelo de negócios do grupo e de que maneira a companhia ajuda no desenvolvimento do setor ao promover soluções para maximizar a produção das corretoras de pequeno e médio porte. Além disso, o Fidelis fez um balanço de 2022, quando a companhia atingiu a marca de R$ 1 bi nas vendas de seguros.
Seguro Nova Digital – O Grupo A12+ possui cerca de 150 parceiros no mercado atuando em todo o Brasil. Explique como funciona esse modelo de negócio da empresa.
Renner Fidelis – O Grupo A12+ é um provedor de soluções aos seus associados, consultores de proteção patrimonial e de vida, tanto em competitividade, quanto em viabilidade de novos mercados. Para participar do Grupo A12+ atualmente, o corretor integra o grupo por meio do programa A12+ Partners.
SND – Em 2022, a companhia atingiu a expressiva marca de R$ 1 bi nas vendas de seguros. De que maneira esse modelo de negócio possibilitou o alcance desse número?
RF – O Grupo A12+ trouxe melhores e maiores condições comerciais e aceitação de riscos, o que possibilitou seus associados a atuarem em novos mercados, tais como Corporativos e Créditos. Além do crescimento orgânico, que também contribuiu para o resultado alcançado.
SND – Explique um pouco mais das outras ações que impulsionam esse crescimento.
RF – Nosso papel é levar proteção às pessoas e seus patrimônios, assim atuamos de forma a proporcionar ao corretor associado formas de viabilizar a ampliação do mix de produtos, vendas de outros produtos, seja de seguro, soluções financeiras, entre outros.Também investimos em programas de incentivo, treinamentos e a construção de uma cultura corporativa alinhada com nosso propósito, que é construir perenidade.
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SND – A empresa costuma dizer que vai “muito além do seguro”. Como funciona esse conceito?
RF – Trata-se do nosso compromisso em levar proteção patrimonial e de vida aos nossos clientes, com uma ampla atuação, por meio de soluções que não se limitam ao mercado de seguros.
SND – A tecnologia trouxe muita novidade para o corretor, mas também uma certa concorrência: bancos tradicionais e fintechs estão cada vez mais inseridas nesse mundo promovendo a venda direta. No seu ponto de vista, o corretor continua sendo o canal mais especializado para distribuição de seguros?
RF – Sem dúvida. A contratação do seguro exige orientação personalizada sobre a necessidade de proteção de cada cliente, e após a contratação, o segurado precisará de uma prestação de serviços pelos próximos 12 meses. Isso reforça a importância do cliente ter um profissional experiente e de confiança que possa não só orientá-lo, mas também atuar em seu favor. Outro ponto relevante, é que o corretor de seguros é a forma mais barata de distribuição do mercado.
SND – Como forma de expansão, o Grupo A12+ promove o programa Partners. Como ele funciona?
RF – Trata-se de um programa de colaboração com o pequeno e médio empresário. Surge como uma solução para a corretora de seguros parceira maximizar sua produção, usufruindo da expertise e know-how do grupo. Ao se tornarem Partners, passam a ter acesso aos benefícios providos pelo Grupo A12+, em termos de relacionamento com parceiros de negócios, condições comerciais, estrutura e facilidades.
SND – Qual é o perfil do corretor de seguros que se encaixa no grupo?
RF – Qualquer corretor que ambicione cumprir o que entendemos ser o propósito do corretor, ou seja, levar proteção às pessoas e seus patrimônios, que queira crescer e diversificar sua atuação em produtos de vários ramos que são disponibilizados pelo Grupo A12+, a corretora com produção de R$ 600.000,00 em vendas ao ano, ou seja, apenas R$ 50.000,00 ao mês já é elegível.
Leia, por fim, a 34ª edição da revista: