Líder do mercado nacional de seguros com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, o Grupo Bradesco Seguros registrou lucro líquido de R$ 7,5 bilhões em 2019. Os segmentos constatados foram de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta.
Desse modo, o resultado representa expansão de 16,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O avanço, contudo, foi influenciado, entre outros fatores, pelo crescimento do Resultado das Operações de Seguros, Previdência e Capitalização. O Patrimônio Líquido registrou crescimento de 16,8%, e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio foi de 23,5%.
Todos os índices de desempenho do Grupo apresentaram evolução favorável no conceito anual. O destaque, nesse ínterim, foi o índice de Sinistralidade. Ele registrou recuo de 0,5 ponto percentual, e Combinado, que atingiu sua melhor marca anual em mais de dez anos: 83,3%.
“São números que refletem um momento muito especial vivido pela companhia. Estamos evoluindo, de forma gradual, de uma estratégia tradicionalmente centrada na distribuição de produtos para uma visão com foco total na jornada do cliente, a partir de um amplo movimento de transformação digital, que envolve não apenas tecnologia, mas também mudança na maneira de pensar. O objetivo é oferecer processos mais simples, intuitivos e digitais para o nosso cliente”, destaca o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Vinicius Albernaz.
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Como fruto desse processo, a venda de produtos por meio dos canais digitais aumentou 82% em 2019 em relação ao ano anterior. Com isso, foi atingida a marca de cerca de quatro milhões de downloads do aplicativo da Bradesco Seguros. Além disso, foram mais de um milhão de itens comercializados por esses canais. Em Saúde, 40% do reembolso já é realizado por meio digital. Em Auto, 64% das vistorias de sinistro e 16% dos pedidos de assistência já são digitais.
Complementando as principais informações da companhia, as Provisões Técnicas cresceram 6,2% na comparação com 2018, atingindo cerca de R$ 275 bilhões – correspondentes a aproximadamente 24% do total do mercado segurador – e os Ativos Financeiros, 7,1%, para R$ 307 bilhões. Outro dado relevante foi o valor pago em indenizações e benefícios, de R$ 33 bilhões, o que corresponde a cerca de R$ 130 milhões por dia útil.
Contudo, os resultados refletem o compromisso do Grupo Bradesco Seguros com a busca por eficiência administrativa e excelência no atendimento. Além disso, há uma contínua evolução de seu modelo de atuação multirramo e multicanal, com presença em todo o país, visando a entregar soluções completas de proteção a seus clientes, em seus diferentes ciclos de vida.