Ouvintes assíduos de música sertaneja e encantados pelo empreendedorismo, irmãos Lucas e Pablo Linhares encontraram uma maneira de unir as duas paixões; detalhe: eles criaram a maior empresa de BPO Mobile da América Latina
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, escreveu o jornalista Euclides da Cunha em “Os Sertões”. Depois de mais de 100 anos da sua publicação, a obra continua sendo a cartilha para muitos trabalhadores de origem humilde que sonham em melhorar de vida. Em 2005, com a força muito vista entre os seguidores de Antônio Conselheiro, personagem principal do livro, os irmãos mineiros Lucas e Pablo Linhares, com 21 e 24 anos respectivamente, fundaram uma assistência técnica de celular. Hoje, a empresa é referência em BPO Mobile da América Latina.
O propósito da companhia sempre foi claro: ser uma empresa de serviços focada na experiência do cliente. Há 20 anos, com o estoque de peças de reposição ainda deficiente, os fabricantes enxergavam o pós-venda apenas como um custo. Lucas Linhares lembra que a PLL nasceu para quebrar esse paradigma. “Com um atendimento rápido, a empresa foi ganhando notoriedade entre os fabricantes”, conta. Os irmãos prezavam pela qualidade no atendimento. Enquanto a média de reincidência das concorrentes era de 5%, menos de 1% dos aparelhos reparados retornava para eles.
Com a credibilidade em alta, a PLL desembarcou na cidade de São Paulo em 2009, um movimento considerado a virada de chave. Inserida nos arranha-céus paulistanos, a empresa deu outro passo estratégico: a parceria com as seguradoras. O gosto pela inovação fez os irmãos Linhares serem donos de um negócio que hoje é responsável por atender 70% dos sinistros de celulares no país. Atualmente, o Grupo PLL tem capacidade de realizar até 24 mil reparos por mês.
O investimento de R$ 5 milhões serviu para criar o centro de reparo avançado mais tecnológico da América Latina. A construção do sistema proprietário, sendo um laboratório de inovação, dá maior fluidez às operações e ajuda a ser um braço acelerador dos parceiros de negócios, como seguradoras e plataformas digitais.

O “disco de diamante” no mercado
Na indústria musical, a certificação de disco de diamante representa um marco para todo artista. Se os palcos da fama fossem construídos por aparelhos celulares, conquistar a maior fatia de reparos do mercado também renderia um conhecimento como esse.
Porém, como todo artista consolidado que pensa no seu próximo álbum enquanto recebe a bonificação do anterior, o Grupo PLL amplia sua atuação. “A ideia é levar para as linhas branca e marrom o mesmo padrão de excelência que desenvolvemos no mercado mobile”, conta Pablo.
Crescer nos segmentos de eletrodomésticos e nos equipamentos de áudio e vídeo é uma estratégia da empresa para ser um ecossistema de soluções para seguradoras. A nova linha de produtos exige um esforço diferenciado: além da tecnologia proprietária, como a Vistoria Assistida 100% remota, “criamos uma rede de prestadores de serviço especializados”, revela Lucas.
“Nosso papel é justamente profissionalizar essas novas linhas, oferecendo soluções completas e integradas tanto para as seguradoras quanto para os consumidores”, complementa Pablo.
A cultura do seguro no Brasil
A penetração do seguro para smartphone ainda é baixa no país. Apenas 6% dos consumidores contratam esse tipo de cobertura. Por outro lado, o setor vem se esforçando para aumentar a sua participação na sociedade, com metas ambiciosas até 2030. “Esse dado mostra o potencial enorme de crescimento e a importância de termos parceiros sólidos para desenvolver esse mercado”, pondera Lucas.
Desse modo, Pablo destaca que PLL vai além de ser uma prestadora de serviços. “Somos um verdadeiro centro de soluções”. Isso permite, segundo ele, que a seguradora concentre todo o pós-venda dentro da sua estrutura, “com tecnologia, logística e processos integrados que trazem agilidade e segurança para o cliente final”, conclui.
Com características complementares, os irmãos e sócios Lucas e Pablo Linhares também expandiram sua atuação para a sua outra paixão: o universo artístico, gerenciando carreiras de nomes consagrados como Mumuzinho, Matheus & Kauan e Felipe & Rodrigo.
Assim como um bom modão que começa com sofrimento e termina em redenção, a trajetória do Grupo PLL tem todos os elementos de um clássico sertanejo: raízes humildes, coragem para enfrentar os perrengues e uma boa dose de inovação. Atualmente, com o “disco de diamante” da reparação mobile nas mãos, os irmãos Linhares seguem compondo novos versos. Agora, afinando sua sanfona nos ritmos da linha branca e marrom.