Lucro líquido do Grupo SURA cresceu 35% no terceiro trimestre e ultrapassa o obtido durante todo 2018

Lucro líquido do Grupo SURA cresceu 35% no terceiro trimestre e ultrapassa o obtido durante todo 2018
Resumo da notícia:
  • O lucro líquido consolidado em setembro totalizou COP 1.5 trilhões (USD 460.8 milhões). Só no terceiro trimestre aumentou 31.1%.
  • As receitas operacionais aumentaram 14.8%, até COP 16.2 trilhões (USD 4,999.7 milhões), com um crescimento maior para os gastos consolidados (13%).
  • Impactos pontuais em algumas operações foram compensados pela positiva dinâmica dos negócios da SURA Asset Management e Suramericana e o rendimento dos portfólios próprios de investimento.

O Grupo SURA, acionista majoritário da Seguros SURA (Suramericana) reportou nesta quinta-feira os seus resultados financeiros no terceiro trimestre do ano, nos quais destaca o crescimento de 35% no seu lucro líquido acumulado, para chegar à COP 1.5 trilhões (USD 460.8 milhões*), um avanço recorde nos resultados consolidados em setembro e que ultrapassa o lucro alcançado no ano anterior inteiro (COP 1.3 trilhões). Só no terceiro trimestre, o lucro líquido foi de COP 542,116 milhões (USD 167.3 milhões), com um incremento de 31.1% frente ao mesmo período de 2018.

O anterior reflete o desempenho operacional positivo dos negócios da Seguros SURA e SURA Asset Management, na região maiores rendimentos dos portfólios de investimento, e o aumento das receitas pelo método de participação em companhias associadas, em particular, o Bancolombia y Protección.

“Os resultados no terceiro trimestre mostram que foi um bom ano para o Grupo SURA e seus negócios, impulsionados pela diversificação de receitas, apesar dos desafios econômicos e sociais enfrentados pela região. Por isso renovamos o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos latino-americanos e o bem-estar presente e futuro de cada uma das Companhias do Grupo Empresarial“, comentou David Bojanini, Presidente do Grupo SURA.

As receitas operacionais aumentaram 14.8% em setembro, atingindo COP 16.2 trilhões (USD 4,999.7 milhões), com um crescimento de dois dígitos nas principais operações, enquanto os gastos consolidados aumentam em um ritmo menor, de 13% e foram de COP 13.8 trilhões (USD 4,251.2 milhões). Deste modo, o lucro operacional avançou 26.3%, a COP 2.4 trilhões (USD 748.5 milhões), em linha com o objetivo de trabalhar de forma eficiente e com gastos controlados.

“Estes resultados mostram os benefícios da diversificação de receitas, o foco em um crescimento orgânico rentável e os efeitos positivos do processo de otimização do capital investido. Além disso, as operações da SURA Asset Management e Seguros SURA tiveram uma boa dinâmica operacional, que compensa impactos pontuais, como a conjuntura econômica da Argentina e a situação do setor da saúde na Colômbia”, acrescentou Ricardo Jaramillo, Vice-presidente Financeiro do Grupo SURA.

Nesse sentido, a SURA Asset Management contribuiu para os resultados consolidados do Grupo SURA, com um lucro líquido de COP 681,776 milhões (USD 210.5 milhões), e aumento de 42.5% frente ao obtido entre janeiro e setembro de 2018. Isto é explicado pelo aumento dos rendimentos dos portfólios, um incremento de 8.9% nas receitas por comissões no Negócio Mandatório (pensões obrigatórias), apesar da redução recente destas comissões em alguns países, ao mesmo tempo em que as receitas do Negócio Voluntário aumentam 14.3%, o que compreende as unidades de Economia e Investimento e Investment Management.

Por sua vez, a Seguros SURA apresentou um aumento nas receitas por prêmios emitidos de 15.1% e aumento de 23.7% nas receitas por prestação de serviços em saúde. Por segmentos, registra-se um crescimento acumulado de prêmios em Vida (24%) e Gerais (9.7%).

Não obstante, o lucro líquido das operações de seguros diminuiu 24% até setembro, a COP 300,009 milhões (USD 92.6 milhões), explicado por três efeitos: o imposto de IVA sobre as comissões de seguros de vida na Colômbia; maior sinistralidade e custos pela migração de usuários à EPS SURA, também neste país; e os resultados da operação na Argentina, afetados pela conjuntura de alta inflação, desvalorização e menores receitas por investimentos. Excluindo os resultados da operação na Argentina, o lucro líquido da Seguros SURA na região aumentaria 10.1% até setembro.

Fatos de destaque recentes

  • A Afore SURA, filial da SURA Asset Management no México, recebeu a classificação Morningstar Plata, a mais alta outorgada neste ano às administradoras de fundos para aposentadoria. Os analistas destacaram que a companhia tem “uma profunda reserva de talento” e sua equipe “inspira confiança”.
  • Empresas SURA: programa da Seguros SURA na região de apoio especializado a micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) da América Latina já em operação na Colômbia, Panamá e Brasil. Antes do final do ano será implementado na Argentina, República Dominicana e México.
  • Mais de 3.200 colaboradores da SURA na região participaram da jornada de voluntariado corporativo “Sumando Voluntades” [Somando Vontades], em 5 de outubro passado. Desenvolveu-se de forma simultânea em 27 cidades dos 10 países da região onde operam as empresas filiais do Grupo SURA.

Finalmente, o Grupo SURA fechou o terceiro trimestre do ano com um patrimônio consolidado de COP 28.8 trilhões (USD 8,292.7 milhões**), um incremento de 7.2% frente ao registrado em dezembro passado, como efeito do aumento do lucro líquido consolidado.

**Números da Demonstração da Situação Financeira, a taxa de câmbio média acumulada em 30 de setembro: COP 3,239.57.

**A a taxa de câmbio no fechamento do terceiro trimestre: COP 3,477.45.

Mais informação em gruposura.com

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.






banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.