Com cotação em 40 segundos, A.V.I (Assistente Virtual da Icatu) permite que profissionais enviem áudio, foto e texto para consultar comissão e inadimplência
A Icatu Seguros – maior seguradora independente do país em Vida, Previdência e Capitalização –, anuncia o lançamento da A.V.I (Assistente Virtual da Icatu). A assistente inteligente foi projetada para facilitar a gestão de carteira e o apoio às vendas dos corretores no segmento de Vida Individual. O serviço é mais uma funcionalidade da Casa do Corretor, portal da companhia dedicado aos profissionais. A tecnologia foi desenvolvida por meio de avançados modelos de automação e Inteligência Artificial (IA) generativa para entregar uma experiência ágil, inédita e personalizada aos corretores na palma da mão, via WhatsApp.
Segundo rankings como o Valor Inovação, a companhia é referência entre as seguradoras mais inovadoras do país. Desse modo, a Icatu programou a tecnologia para entregar sempre a melhor recomendação e cotação aos corretores, adaptando-se às características de seus clientes. São levados em consideração fatores como perfil, histórico, risco e cobertura. Nesse sentido, com a assistente, os profissionais poderão enviar dados como sexo biológico, idade e valor de cobertura desejada e realizar cotações em cerca de 40 segundos .
Os corretores poderão verificar informações de inadimplência na sua carteira de Seguro de Vida. Além disso, os profissionais consultam status do pagamento de comissões das linhas de negócio em que atuam (Vida, Previdência ou Capitalização). Ao mesmo tempo, o pacote de funcionalidades inclui ainda a possibilidade de sanar dúvidas sobre produtos e soluções da Icatu ideais para cada perfil de cliente.
NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP
“A Icatu vê a tecnologia e a Inteligência Artificial, principalmente, como um suporte e ferramenta para as pessoas. Será essencial para alavancar um trabalho de venda consultiva que é intenso e complexo”, conta Alexandre Vilardi, vice-presidente corporativo da Icatu Seguros.
“No fim do dia, o que queremos é que a jornada do corretor seja mais fluida e que ele tenha tempo para se dedicar ao que é mais importante: ouvir seus clientes. A A.V.I nasce de um compromisso da Icatu com a inovação e a melhoria contínua dos nossos processos”.
Tecnologia que lê voz e imagens instantaneamente
A grande inovação deste projeto reside na combinação de tecnologias avançadas de automação, APIs proprietárias da Icatu e algoritmos de IA integrados ao WhatsApp Business. Esta combinação permite que a assistente ofereça respostas automáticas e personalizadas a perguntas diversas feitas por escrito, comando de voz ou por meio do envio de imagens e arquivos. Desse modo, a aplicação da IA no assistente proporciona benefícios como maior agilidade, precisão e satisfação no atendimento ao cliente.
“Esse lançamento chega na esteira de diversas outras inovações que temos trazido para a nossa base de corretores nos últimos anos. Esse novo movimento estratégico é resultado do reconhecimento, da valorização e do apoio que nos comprometemos a ter diariamente com estes profissionais”, explica Vilardi
Contudo, para o lançamento, a A.V.I atuará no segmento de Seguro de Vida da Icatu Seguros. Porém, há possibilidade de abrangência de todas as linhas de negócio da companhia no médio prazo, com foco na proteção financeira completa. Posteriormente, a ferramenta prevê ainda incluir a capacidade de indicar a predisposição de clientes a comprar outros produtos. Isso auxilia o corretor com insights para vendas mais eficazes, por meio de modelos de IA preditivas.
Referência no segmento de Vida, o Grupo Icatu bateu recorde de R$ 4,2 bilhões em prêmios retidos em 2023, evolução de 21% em relação a 2022, com destaque para o crescimento dos produtos de Vida Individual, com 90%.