Incêndio na Califórnia pressiona o setor de seguros

Incêndio na Califórnia pressiona o setor de seguros

Segundo especialista de sinistros, queimadas vão afetar a modelagem de risco das seguradoras

Enquanto milhares de bombeiros continuam combatendo os incêndios na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia, especialistas mensuram o impacto financeiro que o destrastre vai causar. Segundo análise da corretora Aon, este evento está entre os mais custoso da história dos EUA. As perdas relacionadas a propriedades residenciais e comerciais, além de veículos, podem ultrapassar US$ 20 bilhões no caso de Palisades e US$ 10 bilhões em Eaton.

Na avaliação da corretora, outros fatores que podem impactar negativamente o setor de seguros incluem a exposição significativa a bens de alto valor na região. Isso incui: objetos preciosos e obras de arte, além dos danos causados pela fumaça, que deve persistir sobre a bacia de Los Angeles nas próximas semanas. Ainda segundo a companhia, rajadas fortes dos ventos Santa Ana, com velocidades acima de 96 km/h, estão previstas para esta semana, o que trará desafios adicionais para o controle dos incêndios e aumentará a preocupação com o risco de propagação em áreas urbanas.

Queimadas vão afetar a modelagem de risco das seguradoras

Intensificados pelas mudanças climáticas, os desastres naturais ocorrem com cada vez mais frequência pelo mundo. No Brasil, por exemplo, fortes chuvas, enchentes e enxurradas atingiram 478 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul em abril do ano passado. Até dezembro de 2024, as indenizações pagas pelas seguradoras sobre o evento somaram R$ 6,09 bilhões, apontou a CNseg.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

De acordo com o Superintendente de Sinistros da REP Seguros, Marlon Basso, esses eventos exigem das seguradoras uma revisão constante de suas estratégias de subscrição e reservas de capital. Além disso, o aumento das queimadas provoca uma pressão regulatória no setor de seguros, segundo o especialista.  “Isso leva à necessidade de adaptação às políticas públicas, tanto para garantir a resiliência financeira do mercado quanto para atender às demandas sociais por cobertura justa e acessível”, pondera.  “As seguradoras podem optar por reajustar prêmios de apólices ou até mesmo restringir coberturas em áreas de alto risco”, complementa o especialista.

Na avaliação de Basso, o incêndio na Califórnia vai afetar tanto a cobertura de propriedades, quanto a de responsabilidades civis. “No caso de propriedades, os danos causados por incêndios florestais frequentemente resultam em sinistros de grande magnitude, levando a um aumento expressivo no custo das indenizações”. Enquanto isso, incêndios que se originam por negligência ou má gestão podem gerar ações judiciais de alto valor contra empresas ou indivíduos, “resultando um aumento na demanda por apólices de responsabilidade civil, que também se tornam mais caras e restritas”, conta o executivo.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.