Iniciativas da AXA estreitam o relacionamento com corretores

Seguradora apresenta novidades que prometem potencializar a capacitação e o desenvolvimento dos seus parceiros de negócios

Um dos maiores grupos seguradores do mundo, a AXA, com sede em Paris, na França, é uma entusiasta do mercado de seguros do Brasil, onde atua desde 2015. A empresa mantém escritórios-sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de contar com 15 filiais comerciais para atendimento às cinco regiões do país. Já consolidada nacionalmente, com mais de R$ 1 bi em prêmios emitidos em 2021, sua estratégia é atuar em linhas completas de seguros, atendendo desde pequenos até grandes riscos.

Igor Di Beo, Vice-Presidente de Subscrição, Comercial e Marketing da AXA

Essa extensa zona de atuação no mercado nacional ganhou capilaridade dentro da empresa, que fortaleceu sua presença em setores de pequeno e grande riscos a partir da unificação entre a AXA Seguros e a AXA XL ocorrida neste ano. “A gente passou a ter uma cara única no mercado brasileiro, aumentando nosso serviço de ofertas. Passamos a oferecer produtos ainda mais sofisticados e diferenciados, do risco pequeno até o mais robusto”, comemora.

As recentes movimentações reforçam a expectativa da seguradora francesa frente ao potencial da indústria brasileira de seguros. O crescimento de 11,8% em 2021, segundo o relatório da Susep, bem como a rápida recuperação dos impactos da pandemia indicam um mercado equilibrado e capaz de melhorar anualmente os seus índices.

Para acompanhar esse desenvolvimento do setor, a AXA aposta na proximidade com os corretores, principal canal de distribuição de seguros. A seguradora possui um amplo portfólio de produtos, proporcionando aos parceiros a possibilidade de pulverizar sua carteira e de impulsionar seu negócio. Igor acredita que essa relação com os profissionais é um diferencial competitivo da companhia. “Conseguimos entender qual tipo de negócio o corretor consegue trabalhar e como ele pode atender melhor o seu cliente, dando suporte de gerenciamento de risco, por exemplo”, explica.

Segundo o executivo, o desafio está em estimular os profissionais a atuarem em outros produtos além dos populares, como as proteções de automóvel e de seguros individuais. “Alguns corretores estão muito focados nesses segmentos e talvez perdendo oportunidades de negócios em outros com potencial a ser explorado. Nesse sentido, a AXA disponibiliza um portfólio de produtos e de assistências para que os parceiros possam se desenvolver em outras áreas”, observa.

Igor Di Beo, da AXA

Embora já apresente um grande leque de opções, a AXA busca oportunidades em outros ramos, revela Igor. Está marcado para o último trimestre de 2022, por exemplo, o lançamento do seguro para Frotas Veiculares, setor que enfrentou grandes obstáculos nos últimos dois anos.

“Enxergamos uma fase complexa para as seguradoras nesse segmento. Durante o momento mais difícil da pandemia, e mesmo depois, a falta de peças para reparos de veículos, a supervalorização da tabela FIPE e os serviços de assistência tornaram-se problemas recorrentes”, analisa o executivo. No cenário adverso, porém, costumam aparecer oportunidades, segundo ele. “O produto vai chegar com grandes novidades. O propósito é facilitar a cotação do seguro e proporcionar a inovação no atendimento de assistências e nos serviços em geral”, promete.

A seguradora também quer intensificar sua presença nos segmentos de RC Geral, D&O e Seguro de Vida em Grupo, produto recém reformulado e com um pacote mais robusto de assistências, além de nova ferramenta de cotação para os corretores. “Depois da pandemia, esses produtos ganharam notoriedade entre os consumidores”, analisa Igor.

O valor da Experiência para os corretores

A proposta de valor da AXA oferece incentivos e práticas mensuráveis, configuradas para contemplar toda a base de parceiros. O Clube de Experiências AXA é o programa que reúne todas as iniciativas da companhia para os corretores. Através dele, os parceiros também têm acesso a uma série de benefícios exclusivos, divididos em categorias baseadas na maturidade do relacionamento com a seguradora e no volume de negócios desenvolvido.

Categorias e vantagens do Clube de Experiência da AXA:

Entre os benefícios, a campanha Top Club é uma das que mais chamam a atenção, com premiações anuais para os corretores destaques em venda. “Neste ano, levamos os vencedores para França, a respeito da campanha de 2019, adiada em função da pandemia”, explica Danielle Titton Fagaraz, Superintendente de Gestão Comercial e Marketing da seguradora.

Essa foi a primeira viagem de incentivo da campanha Top Club para Bordeaux e Paris, referente ao ano de 2019 com os corretores premiados, e seus acompanhantes, das categorias Premium e Exclusive em destaque pelo seu desempenho em vendas ao longo daquele ano. Para Danielle, “a viagem para o país onde fica a sede da companhia foi muito importante para demonstrar a força da AXA no mundo, estreitar nossas parcerias e fortalecer os pilares que constroem o esse relacionamento”.

Corretores AXA no Brasil na viagem da Top Club em Paris (Foto: Reprodução/AXA no Brasil)

Ainda em 2022, a companhia levará os corretores  para  Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e para o deserto do Atacama, no Chile, referente a premiação do ano passado. Já na atual edição, os contemplados irão para Marrakech, cidade situada no Oeste de Marrocos, e para Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. “Quanto mais pontos, mais chances de ganhar”, afirma a executiva.

Danielle acredita que iniciativas como estas estimulam os corretores a empreenderem dentro da companhia. “Trabalhamos para os nossos parceiros há tempo. Tudo o que desenvolvemos é feito com base no feedback dos corretores, ou seja, uma devolutiva de necessidade naquilo que a gente conhece dos profissionais. Fazemos de uma maneira muito estruturada com a intenção de fidelizar os parceiros”, comenta.

Lançamento ‘Meu Mundo AXA’

Com o propósito de melhorar a experiência dos seus parceiros de negócios, a companhia acaba de lançar a plataforma ‘Meu Mundo AXA’, iniciativa que visa oferecer treinamentos e a possibilidade de personalizar a comunicação com os clientes. Na análise de Danielle, a novidade simboliza o DNA de proximidade que a seguradora tem com os corretores. “Queremos crescer junto com os nossos parceiros e, por isso, desenvolvemos essa plataforma para inovar a rotina de trabalho deles”, pondera.

Danielle Titton Fagaraz, da AXA

Por meio dessa plataforma, disponível no Portal do Corretor, os parceiros têm direito à uma série de vantagens, como o Corretor Pro, um leque de treinamentos de todos os produtos e soluções da companhia, bem como a ferramenta AXA Personaliza, preparada para criar peças de comunicação e de marketing personalizadas.

“O Meu Mundo AXA traz diversos serviços para os corretores. É uma porta de entrada para outras funcionalidades que vamos disponibilizar, sempre ouvindo as necessidades e os anseios dos nossos parceiros, para oferecermos cada vez mais recursos que possam ajudá-los no seu dia a dia”, afirma Danielle.

Além de todos os benefícios previstos no Clube de Experiências, o profissional também tem acesso ao Clube de Vantagens, no qual se tem descontos em grandes lojas de varejo e a possibilidade de participarem da campanha anual de incentivo, premiando com viagens nacionais e internacionais.

Matéria publicada originalmente na 27ª edição da revista Seguro Nova Digital







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