Executivos da Insert Seguros participam de evento do SETCESP

Executivos da Insert Seguros participam de evento do SETCESP

14ª Conferência de Tarifas teve como tema principal os impactos das mudanças legislativa que entraram em vigor neste ano

Na última terça-feira, 12, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) realizou a 14ª Conferência de Tarifas, um evento de destaque no calendário do setor de transportes. Este ano, o foco principal da conferência foram os impactos com as recentes mudanças legislativas que entraram em vigor em 2023, com ênfase nas leis relacionadas aos seguros de transportes de cargas e à Lei do Motorista.

O Diretor Comercial da Insert Seguros, Roberto Schimith foi um dos convidados para debater a respeito das mudanças decorrentes da Lei 14.599, vigente desde junho de 2023, no seguro de transporte de cargas. Ao seu lado estavam, Lygia Massariol (Apisul), Marcelo Rodrigues (Vice-presidente – SETCESP) e Adauto Bentivegna Filho (Assessor jurídico – SETCESP).

Durante sua participação no painel “O Mercado de Seguros e os Impactos da Lei 14.599/23”, Roberto trouxe sua experiência e insights valiosos para o debate, compartilhando conhecimentos sobre as transformações significativas que a nova legislação trouxe para o setor de transporte nacional, além de apresentar o posicionamento da Insert Seguros, corretora especialista no ramo de seguro de transporte de cargas, diante de tais implicações. 

A nova lei trouxe impactos significativos ao setor ao tornar obrigatória a contratação dos seguros RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga), RC-DC (Responsabilidade Civil do Desaparecimento de Carga), antes apenas facultativa, e RC-V (Responsabilidade Civil do Veículo). Além disso, a legislação estipula que esses seguros devem estar vinculados a um Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) estabelecido entre o transportador e sua seguradora.

Em seu discurso, Roberto apresentou uma maneira diferente de encarar os novos desafios: “Todo mundo fala sobre o aumento das responsabilidades, e estão corretos nessa percepção, mas eu quero trazer a vocês um novo olhar: com a contratação do seguro sendo obrigatoriedade do transportador, também cabe a ele toda a negociação a ser feita”.

Schimith destacou o novo cenário que se abre para os transportadores e como essa obrigatoriedade concede a eles maior controle de negociação na contratação do seguro. 

Ele também enfatizou a simplificação no processo de cadastro em gerenciadoras de risco, o que economiza tempo e recursos para os transportadores. “Com a nova lei, vocês terão uma redução de custos, isto é, vocês terão um gerenciamento de risco mais barato do que tinham com as regras estabelecidas por terceiros”, ressaltou.

Segundo o executivo, a Lei traz mais segurança jurídica e dá ao transportador maior liberdade para definir suas próprias regras em relação ao gerenciamento de risco, proporcionando maior flexibilidade.

Executivos comerciais da Insert Seguros que estiveram presentes no evento também compartilharam suas impressões:

Jean Nascimento, executivo de contas da Insert Seguros, afirmou que os espectadores absorveram um rico conteúdo no evento. “Pudemos entender melhor as novas Leis que norteiam o seguro de cargas e suas principais mudanças futuras. Observamos, pela ótica dos especialistas no tema, seus impactos no dia a dia e no âmbito jurídico.”

A executiva Andrezza Rosa, da Insert, também opinou. “Foram discutidos pontos de vista diferentes que agregarão muito aos transportadores presentes, cuja presença nestes eventos aumenta cada vez mais!”

Já Flávio Baldi, também executivo de contas da Insert Seguros, acrescentou. “Mais um evento grandioso e enriquecedor ao mercado. Muito conhecimento adquirido! Parabéns aos envolvidos e debatedores por tamanha coerência e conhecimento dos assuntos.” 

A Insert Seguros considera que a 14ª Conferência de Tarifas do SETCESP foi um evento enriquecedor, que ofereceu insights cruciais e maiores esclarecimentos acerca das novas regras estabelecidas no setor.

Para mais informações sobre a Insert Seguros, visite o site da empresa e acompanhe suas redes sociais para mais notícias do setor.

Leia, por fim, a 35ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.