Mercado de seguros amplia investimento em Inteligência Artificial para análise de dados

Mercado de seguros amplia investimento em Inteligência Artificial para análise de dados

Nicolas Kuzminski, CDO – Chief Data Officer da Klimber

IA pode desempenhar um papel crítico na personalização de seguros de acordo com as necessidades individuais, segundo empresa de tecnologia

O uso da inteligência artificial cresce a cada dia. Na América Latina, o Brasil é o país que mais usa a IA, segundo o estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, do SAS, feito pelo IDC.

De acordo com o levantamento, no território nacional, 63% das empresas utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia, ante uma média de 47% em toda a região. Os setores mais avançados em soluções de IA são o financeiro, o varejo e o de manufaturas.

E no mercado de seguros? Para a Klimber, empresa argentina líder em desenvolvimento de tecnologia para plataformas de seguros digitais, a IA pode ajudar a melhorar a precisão na avaliação de riscos, detectar fraudes de forma mais eficaz, mais rápida e sem viés. Além disso, pode acelerar a automação de tarefas repetitivas, agilizar os processos de sinistros, fornecer uma melhor compreensão dos clientes e permitir uma personalização mais precisa de produtos e serviços.

Como criadores de ecossistemas de desenvolvimento de produtos, a Klimber acredita que a análise de dados pode desempenhar um papel crítico na personalização de seguros de acordo com as necessidades individuais dos clientes. “Ao utilizar técnicas de IA, podemos analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e preferências, o que nos permite desenhar produtos e serviços adaptados às necessidades específicas de cada cliente”, diz Nicolas Kuzminski, CDO – Chief Data Officer da Klimber.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Entre as tendências, a Klimber aponta quais são as mais esperadas pelas insurtechs quanto ao uso de inteligência artificial para análise de dados:

Automação de processos

A IA pode ajudar a simplificar e automatizar tarefas caras e de baixo valor, permitindo que as insurtechs otimizem suas operações e melhorem a eficiência.

Melhor experiência do cliente

A IA pode ser usada para analisar dados e gerar informações valiosas sobre os clientes, permitindo que as ofertas de seguros sejam personalizadas e melhorando a experiência geral do cliente.

Análise de riscos

A IA pode ajudar as insurtechs a avaliar e gerenciar melhor os riscos, usando algoritmos e modelos avançados para analisar dados históricos e atuais e prever possíveis cenários de risco.

Detecção de fraudes

A IA pode ser uma ferramenta poderosa na identificação de padrões e anomalias que podem indicar possíveis fraudes em sinistros de seguro. Isso ajuda as insurtechs a reduzir custos e melhorar a precisão na detecção de fraudes.

“Embora as tecnologias de análise de dados no setor de seguros tenham avançado significativamente, ainda existem obstáculos a serem superados. Alguns deles incluem falta de qualidade ou acessibilidade dos dados, tecnologias legadas que demoram a se integrar às plataformas da Internet e um setor com uma visão de negócios geralmente tradicional. Nesse sentido, a Klimber é uma ponte e uma facilitadora entre a força do negócio que nos antecede e a velocidade e flexibilidade das plataformas digitais do futuro”, completa Nicolas.

Leia, por fim, a 34ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.