19/09/2020
Relacionamento entre corretor e segurado foi tema de debate no Workshop da Kuantta

Relacionamento entre corretor e segurado foi tema de debate no Workshop da Kuantta

Revista Digital
4ª edição do Corretor do Futuro reuniu especialistas do mercado segurador em gigante evento virtual

A Kuantta Consultoria promoveu nos dias 25 e 27 de agosto o 4º Workshop Corretor do Futuro. O evento totalmente online reuniu players do setor para debaterem em torno do tema “Transformações do Mercado de Seguros Pós Covid”. No painel destinado ao relacionamento com o cliente, o entrevistado Julio Pauzeiro, Business & Adviser da Meta Brasil, destrinchou os principais motivos para o corretor de seguros se adaptar às novas formas de atendimento.

O executivo, que tem 30 anos de experiência no mercado, fez um alerta aos corretores sobre sua participação na vida dos segurados enquanto a apólice estiver vigente. “O mercado segurador é altamente relacional. Por isso, o profissional engajado que mantém seu relacionamento ativo com o cliente certamente será bem-sucedido. Não dá para abandonar sua carteira por achar que sem o contato físico o inibirá de ter um relacionamento próximo do consumidor”.

Devido ao avanço do atendimento digital, as reuniões e consultas presenciais diminuíram significativamente nos últimos anos. Entretanto, Pauzeiro considera que é preciso unir a tecnologia com a humanização de modo a entregar a melhor experiência ao consumidor. É necessário, então, entender como trabalhar os dois. As seguradoras também apresentam soluções digitais de relacionamento, que auxiliam o cotidiano dos parceiros de vendas. Nesse sentido, o executivo relatou que nem todas as companhias estão preparadas para esse equilíbrio.

A Meta Brasil atua há 15 anos no mercado segurador desenvolvendo soluções de comunicação digital para seguradoras e corretoras. Com o avanço da covid-19 no país, a companhia mostrou-se preparada. “Quando a pandemia chegou, já tínhamos muitas ferramentas na nossa operação. Atualmente, são 42 clientes, sendo que alguns deles vieram neste momento tão complicado”, destacou o executivo.

Flexibilização da Susep

Sobre as mudanças promovidas pela atual gestão da autarquia, o executivo entende que falta ouvir mais a categoria, estabelecendo uma conexão mais próximas com os corretores de seguros. “Qualquer relação pouco democrática é prejudicial. Faltou diálogo da Susep e o mercado perde com essa distância”, observou o executivo. “Nesse tempo”, continua, “a autarquia cometeu certas heresias como dizer que o consumidor paga 59% de comissão em certos seguros”.

Pauzeiro se refere ao caso em que a autarquia federal disse, em entrevista ao Valor, que a taxa de corretagem chega a 59% com o seguro garantia. O caso serviu de justificativa para que a Susep implementasse a Resolução 382/20, que passou a valer a partir de 1º de junho sob medida educativa. Um dos pontos polêmicos é expor o montante da comissão dos corretores antes de formalizar o acordo com o segurado.

4º Workshop Corretor do Futuro

O evento contou com um formato inédito, reunindo jornalistas da imprensa especializada, que entrevistaram grandes profissionais do setor. Arley Boullosa, CEO da Kuantta Consultoria, explicou a importância de compartilhar conhecimentos para auxiliar os corretores a caminhar com seus negócios. “O evento não aconteceria em 2020 devido à pandemia, mas muitos corretores e pessoas próximas insistiram para que fizéssemos online e acabei sendo convencido a fazer, apesar de achar que o corretor está sendo bombardeado demais com lives e está ficando repetitivo e cansativo. Por outro lado, a Kuantta tem um jeito diferente de fazer as coisas e acredito que possa agregar, se fizermos com as pessoas certas e no modelo adequado”.

Boullosa acredita que é muito importante o corretor ter acesso a conteúdos que sejam relevantes e possam ajudar em um momento tão crítico. “Temos muita gente boa no mercado que pode contribuir com suas experiências e boas práticas”.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a décima edição da revista:

Sergio Vitor, jornalista especializado em seguros

Jornalista e editor da Seguro Nova Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *