Entrevista: o conhecimento te traz confiança

Entrevista: o conhecimento te traz confiança

Ter domínio teórico e prático sobre um tema é essencial para profissionais do mercado de trabalho. O aprendizado capacita, gera autoridade e produz confiança nas pessoas que se comprometeram a dedicar sua vida a determinados assuntos.

Essa reflexão vale para todos, independentemente do gênero. Entretanto, para as mulheres que assumem importantes responsabilidades profissionais, esse raciocínio é particularmente mais profundo. A Gerente Executiva na Too Seguros, Larissa Vargas, lembra que teve dificuldade para arrumar o primeiro emprego. As empresas viam na sua maternidade um impeditivo para ela se destacar profissionalmente. “Fui mãe aos 16 anos”.

Quando, enfim, recebeu sua primeira oportunidade numa companhia, dedicou-se profundamente para conquistar o seu espaço. Dentro do viés automotivo, Larissa passou a ter uma percepção diferente dos veículos a partir do curso de engenharia mecânica no SENAI. Ela foi a única mulher da turma. A bagagem que trouxe até aqui a posiciona como uma das principais gerentes de seguro de automóvel no Brasil.

Seguro Nova Digital – Como surgiu seu interesse em, além de atuar em outras frentes, se aprofundar no seguro de automóvel?

Larissa Vargas – Minha jornada profissional teve início na antiga AON Warranty. Lá acompanhei de perto a transição da prestação de serviços para o segmento de seguros em 2003. Naquela época, a empresa tinha um foco em Garantia Estendida e fazíamos parcerias com varejistas e montadoras de veículos.

Comecei no atendimento e em seguida desempenhei um papel fundamental na regulação de sinistros, o que me proporcionou um contato diário com esse mundo automotivo. Sendo funcionária técnica, aprendi a olhar de uma forma diferente para os veículos e ampliei meus conhecimentos com um curso de mecânica no SENAI. Fui a única mulher da turma nas aulas e na certificação ASE (Automotive Service Excellence), grupo que certifica profissionais e oficinas do setor de reparo e serviços automotivos.

A partir desse ponto, busquei me especializar cada vez mais na área automotiva, o que me levou a assumir responsabilidades na área comercial. Ao longo do tempo, acumulei outras experiências, mantendo sempre um vínculo com o setor de veículos em meu portfólio profissional. Hoje na Too sou responsável pelo canal Auto.

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SND – Como você avalia a participação das mulheres no setor de seguros?

LV – As mulheres são a maioria no mercado de seguros, representando cerca de 55% dos profissionais do setor. Faço parte de um grupo chamado Executivas de Seguros – Mulheres no Affinity – que reúne mais de 197 mulheres em cargos de relevância para o mercado. Isso demonstra a presença significativa e influente das mulheres nesse setor.

SND – Especificamente no ramo de automóvel, como é para uma mulher trabalhar e ter voz ativa?

LV – O mercado de automóvel tem ainda um grande viés masculino. As discussões são, por vezes, fervorosas. Não tenho receio de falar, pois minha bagagem técnica traz confiança para qualquer tipo de comunicação. Hoje em dia, afirmar que é fácil navegar em um ambiente predominantemente masculino, como visitar concessionárias e lojas, é uma realidade! Mais de 70% da minha equipe são mulheres. Temos a habilidade de nos posicionar quando necessário e o conhecimento técnico nos proporciona confiança e tranquilidade nesse contexto. Dificuldade vai existir para qualquer área ou segmento, mas precisamos estar capacitadas para dominar todo o conhecimento que o mercado exige.

SND – Você já viveu alguma experiência que sentiu ter sua opinião desvalorizada dentro desse setor?

LV – Enfrentei situações em que precisei me posicionar para que o gênero não fosse um problema e para que a negociação ocorresse de uma forma saudável.

Ter o conhecimento e habilidade necessária para o momento, seja uma reunião, uma palestra, é fundamental para que o meu trabalho fosse reconhecido. Mas, por ser mulher num ambiente totalmente masculino, preciso me posicionar e o desgaste é maior.

SND – O que te motiva a trabalhar?

LV – Foi desafiador conseguir meu primeiro emprego. Fui mãe aos 16 anos e as empresas tinham preconceito com isso. Me dediquei muito quando surgiu a primeira oportunidade e ela se tornou minha fortaleza. Com a bagagem que adquiri ao longo dos anos, hoje a responsabilidade é ainda maior, tendo um cargo de confiança, sendo responsável por uma equipe e sendo mãe de três filhos com idades e fases completamente distintas. Eles me motivam todos os dias.

Faço exercícios diários para lembrar que sou a minha prioridade. Procuro sempre ser o meu melhor. Preciso me priorizar para ser diferente e fazer a diferença.

Sou mãe do Gabriel (23), Pedro (5) e João (2). Eles me motivam a procurar sempre o meu melhor todos os dias.

SND – Qual mensagem você quer deixar para as mulheres que atuam no mercado de seguros e desejam seguir carreira nele?

LV – A gente precisa ter voz e se posicionar com coerência. A geração atual tem menos receio de expor sua opinião. É preciso trazer essa voz ativa, sobretudo sendo mulher. Faça pelo propósito de ser a sua prioridade.

Para todas as mulheres incríveis no mercado de seguros: nunca subestimem o poder, a paixão e a competência que possuem. Vocês estão quebrando barreiras, desafiando estereótipos e construindo um futuro mais inclusivo e diversificado neste setor.

Tenham confiança em suas habilidades, persistam em seus objetivos e lembrem-se de que seus talentos são inestimáveis. O mercado de seguros precisa e se beneficia da presença e liderança de mulheres fortes e determinadas. Juntas, vamos conquistar o sucesso e inspirar as próximas gerações de profissionais femininas a trilharem esse caminho com coragem e determinação.





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