Mario Cavalcante, Diretor de Massificados da Liberty Seguros
Com a crise hídrica brasileira e o aumento na conta de luz, setor tem alto potencial de crescimento
Proprietários de residência e donos de empresa podem economizar com a energia alternativa. Isso porque, o aumento da conta de luz elevado à tarifa vermelha desde junho faz diferença nas finanças das famílias e na operação das companhias.
Embora a energia solar seja mais barata, a instalação pode pesar no bolso do consumidor. Entretanto o Diretor de Massificados da Liberty Seguros, Mario Cavalcante garante que investir em energia solar e no seguro para os painéis é rentável para o bolso do consumidor no longo prazo. Veja a entrevista completa com o executivo:
Seguro Nova Digital – Para o melhor entendimento, poderia informar quais são as coberturas presentes no seguro para equipamento fotovoltaicos?
Mario Cavalcante – Hoje a Liberty Seguros trabalha com dois produtos na categoria de coleta de energia solar: o Liberty Engenharia Energia Solar e o Liberty Equipamentos Energia Solar.
O Liberty Engenharia Energia Solar garante a cobertura das instalações e da montagem das estruturas de captação e transformação da energia solar. O seguro pode ser adquirido por clientes residenciais e empresariais e, dentre as opções disponíveis no seguro, há cobertura para danos acidentais decorrentes de incêndio ou explosão, danos da natureza, roubo, entre outras. O produto também oferece coberturas complementares, que vão desde danos em consequência de erro de projeto, manutenção ampla, equipamentos móveis ou estacionários, ferramentas de pequeno porte, equipamentos de informática, despesas de desentulho e extraordinárias, tumultos, honorários, peritos e propriedades vizinhas.
Já o Liberty Equipamentos Energia Solar foi desenvolvido para pessoas e companhias que optam pela energia sustentável, e protege a estrutura completa dos equipamentos de coleta de energia. Dentre as coberturas do seguro, que também está disponível para clientes residenciais e empresariais, há reparos de incêndio ou explosão, danos da natureza, roubo, entre outras.
S.N.D – Esse seguro, presente no portfólio da Liberty Seguros, é uma aposta. Entretanto, a crise hídrica traz à tona o setor de energia solar. Com que expectativa a seguradora encara o crescimento dessa proteção no país?
M.C – O setor fotovoltaico vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, trazendo uma opção mais sustentável para a produção e coleta de energia. De acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o ano de 2021 irá registrar um acréscimo de 5,09 GW em potência instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil – o que representa um aumento de 68% em relação ao acumulado até o fim de 2020.
Apesar da energia solar ser usada por uma pequena parcela da população, correspondendo a 1,7% de toda a matriz energética brasileira, na Liberty Seguros acreditamos que, com uma maior conscientização das pessoas sobre meios de energia renováveis na atual situação de crise hídrica, esse ativo pode se tornar cada vez mais atrativo. Outro fator importante que deve influenciar consumidores a optarem pela energia solar são os incentivos bancários por parte do governo para a aquisição de painéis fotovoltaicos que, após instalados e postos em uso, diminuem substancialmente os gastos de empresários com energia.
S.N.D – A carteira da Liberty apresenta soluções para empresas, residências e condomínios?
M.C – Sim, os produtos de energia solar da Liberty estão disponíveis tanto para residências quanto para empresas. A companhia ainda não atua com seguros de condomínios.
S.N.D – Ainda pouca gente tem a noção de que a energia solar é um investimento para gerar economia, principalmente neste momento do aumento da conta de luz. É papel do corretor de seguros ajudar nesse tipo de conhecimento?
M.C – Com certeza, o corretor tem o papel fundamental de informar os consumidores sobre as novidades e tendências do mercado, como a energia solar, por exemplo. Ao compartilhar essas informações com as pessoas, os parceiros ampliam o conhecimento sobre esse tipo de seguro e ainda podem expandir suas carteiras e gerar mais negócios.
Uma boa maneira para o corretor entender se os consumidores conhecem a opção da energia solar, é verificar se o cliente tem interesse nesse tipo de energia quando for ofertar seguros para novas residências.
Apesar de um alto custo inicial no projeto de instalação do painel solar, acreditamos que investir em energia solar e no seguro para os painéis pode ser rentável para o bolso do consumidor no longo prazo. Segundo o Portal Solar, a energia solar gera uma economia que varia de 50% e 95% na conta de luz. O investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo valor economizado com a redução de gastos. O valor do seguro acaba tendo um valor e participação muito baixa no valor total do projeto de painel solar.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS