Com dados do TEx Analytics, iniciativa vai oferecer informações públicas e imparciais sobre o interesse do brasileiro por seguros
A Serasa lançou o Mapa de Seguros, uma nova ferramenta que promete democratizar o acesso à informação no mercado e contribuir para a evolução da cultura de proteção no Brasil. O indicador trimestral mostra o comportamento do consumidor em relação ao seguro, a partir da análise das intenções de contratação de apólices de automóveis e de motocicletas realizadas na plataforma da empresa. O anúncio da iniciativa aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, em coletiva de imprensa realizada virtualmente.
Os dados consideram informações coletadas pelo TEx Analytics, já utilizado por seguradoras, corretoras e órgãos do setor. Segundo a datatech, o objetivo é oferecer um retrato fiel do interesse do brasileiro pelo seguro, com informações públicas e de fácil acesso.
Os primeiros dados do Mapa de Seguros já mostram um protagonismo no mercado de motocicletas. Atualmente, as seguradoras estão mais dispostas a assumir esse risco. As motos de menor cilindrada também começam a ter mais opções de proteção.
O cenário reflete a busca por mobilidade mais barata e acessível, além da relevância crescente da moto como geradora de renda. “Antigamente, quem tinha moto nem imaginava ter seguro. Hoje, vemos seguradoras ampliando o apetite de risco e consumidores buscando proteção para esse bem”, observou Emir Zanatto, Head de Seguros da Serasa Consumidor.
De acordo com o levantamento exclusivo, em agosto de 2024, 72% das cotações eram para automóvel e apenas 28% para motocicletas. Um ano depois, a diferença diminuiu significativamente: 59% das buscas foram direcionadas para automóvel e 41% para motocicletas.
Dados inéditos para o setor
Para Thaís Pfeiffer, Diretora de Finanças e Seguros da Serasa Experian, o lançamento vai apoiar toda o setor. “O mapa vai ajudar muito na imparcialidade no setor e trazer informações valiosas para o ecossistema. Nosso foco é aumentar a cultura do seguro no Brasil e tornar o acesso cada vez mais simples”, destacou.
Segundo Thaís, a iniciativa está alinhada ao propósito maior da empresa. “Já ajudamos os brasileiros a resolver dívidas e a ter acesso ao crédito. Agora, a proteção faz parte desse mesmo ciclo financeiro”, analisou.
Além do Mapa de Seguros, a Serasa anunciou também o lançamento de um marketplace de seguros e assistências para automóveis e motocicletas. Desse modo, a proposta é oferecer em um único lugar opções de proteção, com jornada simplificada e transparente, conectando consumidores, corretores e seguradoras de forma fluida.
“Estamos muito felizes com essa jornada de seguros. Nosso maior objetivo é dar transparência e oferecer informações em um único lugar, de forma simples e rápida. Vamos ampliar o portfólio e fazer com que muitos brasileiros tenham acesso ao seguro”, destacou Thaís.
Por fim, com a base de dados da Serasa e a tecnologia da TEx, a expectativa é que a ferramenta também facilite o trabalho das seguradoras, reduzindo custos de cálculo e tornando a experiência mais eficiente. “A ideia é inverter a lógica atual do mercado, ampliar a capilaridade e permitir que os consumidores sejam de fato conectados às melhores oportunidades de proteção”, concluiu Emir.






