MDS Brasil aposta em seguro para auxiliar empresas a lidarem com processos judiciais

MDS Brasil aposta em seguro para auxiliar empresas a lidarem com processos judiciais
Parceria entre MDS e EHTS Consulting oferece seguro para mitigar prejuízos causados por ações judiciais de consumidores e traz inteligência para evitar novos litígios

Atualmente, no Brasil, segundo dados de 2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados no relatório Justiça em Números, há um volume de cerca de 80 milhões de processos ativos, sendo que, anualmente, 2,5 milhões de consumidores entram com ações judiciais. 

As pequenas e grandes empresas em suas relações com o consumidor enfrentam inúmeros desafios e precisam estar preparadas para gerenciar seus riscos. Os consumidores têm tido papel de protagonismo e buscam, cada vez mais, amparo nas redes sociais e também em tribunais para suas reclamações, por isso o registro de casos não para de crescer.  

São processos até 40 salários-mínimos de condenações/acordos em valores médios de R$ 2.000,00 relacionados a reclamações relacionadas a problemas com voos, viagens canceladas, produtos defeituosos ou não entregues por plataformas de comércio eletrônico, falhas em internet e telefonia, cortes indevidos de água e luz, negativação por falta de pagamento de boletos, e até falta de certificados de conclusão de cursos.  

“Por isso, essas empresas devem estar preparadas para qualquer cenário de insatisfação dos consumidores no pós-venda, ter atenção ao Código de Defesa do Consumidor e se resguardar para eventuais ações judiciais que podem impactar sua receita, seja pelos custos do processo ou pelo pagamento de acordos e indenizações em juízo”, diz Thiago Tristão, Vice-Presidente de Riscos Corporativos da MDS Brasil e CEO Brasil da MDS RE. 

Atentos a esse cenário, a MDS Brasil, uma das principais corretoras do País no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, juntou forças com a EHTS Consulting, empresa especializada e com longa experiência na criação de modelos gestão de passivos jurídicos, assim como inteligência e analytics, para lançar solução para ajudar grandes e pequenas empresas a enfrentar essa avalanche de ações.

Porque, apesar das ações serem de pequeno valor, o esforço e custos envolvidos na sua defesa ultrapassam a casa de R$ 10 Bilhões anuais, o que inclui Advogados, Sistemas, Custas Processuais, Acordos, Condenações e Serviços de Terceiros. 

O Seguro E&O Consumerista é uma solução que, a partir de pagamento de um valor mensal baixo, permite que as empresas transfiram todos os riscos, custos e o peso da gestão destes processos, além de casos de Procon (como cobertura alternativa), para a Seguradora. 

De acordo com Fábio Floh, Sócio-Diretor da ETHS, a solução parte de estratégias tecnológicas garantindo a redução dos custos com até 30% de economia, aumentando o sucesso da gestão, reduzindo despesas administrativas e de headcount, tudo isso com a enorme proteção natural dos seguros. “Ainda, a empresa se beneficia da simplificação de procedimentos e zera as provisões contábeis relacionadas a essas ações”, afirma o executivo.   

Outra vantagem é a proteção do fluxo de caixa, uma vez que os pagamentos são efetuados diretamente pela seguradora nos processos e não há qualquer franquia para a cobertura. 

Esse resultado só é possível a partir da capacidade da MDS em alocar riscos e a gestão eficiente com tecnologia, automação de processos e algoritmos próprios da EHTS Consulting. 

“Utilizamos a experiência da EHTS Consulting em grandes clientes para definir os fluxos de pagamento e as expectativas de desembolsos. Criamos um modelo único, que une a capacidade de proteção do seguro de riscos à modelagem estatística, financeira e econométrica a fim de quantificar os custos de defesa de forma correta e melhorar a gestão tecnológica. Dessa forma, torna-se possível selecionar os caminhos certos para a proteção das marcas e reduzir despesas”, explica Tristão.  

O Seguro E&O Consumerista abrange todo o fluxo de trabalho para cuidar dos processos da forma mais completa possível, desde o controle, pagamento, orientação e relacionamento junto a escritórios de advocacia, até a gestão das informações (internas e externas), contando também com controle dos pagamentos efetuados pela seguradora.  

“Temos um aparato desenvolvido para gerenciar os riscos e mitigar impactos. Contamos com robôs que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, e nos dedicamos a aprimorar cada vez mais os controles dos dados de B.I por meio de relatórios e dashboards personalizados. Dessa forma, as empresas podem analisar seus indicadores e ocorrências críticas de maneira autônoma e simplificada, estabelecer ações preventivas e alinhadas ao negócio e, assim, evitar novas ações”, diz Tristão.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a décima edição da revista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top