Mercado de seguro em ascensão gera oportunidade para a profissão de corretor de seguros em 2024

Mercado de seguro em ascensão gera oportunidade para a profissão de corretor de seguros em 2024

Somente 1 em cada 10 brasileiros possui qualquer tipo de seguro e, mesmo assim, setor cresce exponencialmente, gerando oportunidade para atuação do corretor de seguros

O crescimento do mercado de seguros tem sido exponencial na última década. Até dezembro de 2023, as seguradoras arrecadaram R$ 663 bilhões (valores pagos pelos clientes para ter o risco garantido) – mais de R$ 60 bilhões acima do arrecadado em 2022.

Para este ano os especialistas do mercado segurador já apontam crescimento, a busca por outros ramos, além do seguro de pessoas e investimentos em melhorias e inovações. “Entre as procuras estarão os seguros voltados aos pequenos e microempreendedores, redução da judicialização e combate a fraudes em saúde suplementar, fortalecimento da indústria de seguros e a busca por seguros que ainda têm muito mercado de expansão e oportunidades de negócios: como o seguro residencial, contratado por apenas 17% dos lares no país e o seguro automóvel – que, atualmente, protege apenas 30% da frota brasileira”, aponta Luiz Longobardi Junior diretor de Mercado, Comercial e Marketing da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país.

Em 2024, além do destaque desses produtos, apesar da digitalização do mercado e as facilidades do autosserviço ganhando espaço, o papel do corretor de seguros ainda continuará no centro da negociação, sendo o ponto de confiança do segurado.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Segundo dados apresentados em 2023 pela seguradora Prudential por meio da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), nove em cada dez brasileiros não têm seguro. Ou seja, mais de 176 milhões de brasileiros não estão cobertos por qualquer tipo de proteção. E mesmo com essa falta de segurados, o mercado segue em crescimento e representa 4% do PIB.

Além disso, a pesquisa aponta ainda que desse total de brasileiros sem seguro, 37 milhões fazem parte de classes com mais renda, como A, B e C. Ou seja, uma população com poder aquisitivo maior, mas que não contratam o seguro por outros motivos. “São pessoas que às vezes desconhecem os seguros possíveis ou ainda não entendem que trata-se de um investimento que traz segurança e tranquilidade. Ou até mesmo que não teve contato com um corretor de seguros que possa dar a ele um direcionamento em meio a tantas possibilidades”, explica Longobardi Junior.

Baseado em um mercado em crescente expansão, mas ainda com 90% da população sem seguro, a realidade atual do país gera oportunidade para atuação do corretor de seguros.  “Há uma oportunidade de mercado enorme para a atuação de futuros e atuais corretores”, fala o diretor da Lojacorr.

 

 




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.