Mercado segurador demonstra confiança pelo 3º mês seguido

Confiança do mercado segurador sobe pelo 3º mês consecutivo
Realizado mensalmente pela Fenacor, o ICSS se baseia no questionário respondidos por corretores de seguros, seguradores e resseguradores

A Federação Nacional dos Corretores (Fenacor) anunciou os resultados do ICSS de agosto. Segundo a entidade, o mercado segurador está mais otimista, sobretudo os corretores de seguros. Dos profissionais entrevistados, 88% acreditam que, nos próximos seis meses, o faturamento do setor ficará “melhor” (20%) ou, ao menos, estável (68%). Apenas 12% ainda temem queda da receita do setor.

Quanto à rentabilidade do mercado segurador, aumentou de 40% para 68% o percentual de corretores que projetam a estabilidade nos próximos meses, enquanto 24% acreditam que o cenário ficará “melhor” e 8% enxergam ainda o risco de redução.

Seguradores

Já os seguradores estão mais pessimistas, sendo que 25% dos executivos ouvidos estimam que haverá queda do faturamento e 43% preveem redução da rentabilidade. 
  
Ainda assim, 28% dos seguradores acreditam em um crescimento da receita no próximo semestre e 13% ainda apostam em uma rentabilidade maior.

Resseguradores

Os resseguradores têm uma visão bem próxima dos corretores de seguros. Para 86% dos entrevistados, o faturamento será “melhor” (43%) ou estável (43%). Somente 14% temem queda da receita.
Com relação à rentabilidade, 43% enxergam boas razões para se ter um cenário “muito melhor” (14%) ou “melhor” (29%) nos próximos meses, enquanto 43% projetam estabilidade e 14%, um quadro menos rentável. 

Economia

A pesquisa também consultou corretores de seguros, seguradores e resseguradores sobre suas expectativas com relação ao comportamento da economia nos próximos meses.
Entre os corretores de seguros entrevistados, 60% responderam que aguardam um cenário estável, 24% um quadro “melhor” e 4%, “muito melhor”. Apenas 12% temem um agravamento da situação atual na economia. 
Os seguradores são mais pessimistas: 34% aguardam um cenário “pior” (21%) ou “muito pior” (13%), enquanto para 66% dos seguradores haverá um cenário “melhor” (38%), “muito melhor” (3%) ou estável (25%).

Já entre os resseguradores, 42% enxergam razões para temer um quadro “pior” (29%) ou “muito pior” (13%), 29% ainda veem um cenário de estabilidade e outros 29% apostam em melhorias na economia.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a oitava edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.