Mercado segurador apresenta baixo grau de concentração, diz estudo da CNseg

Mercado segurador apresenta baixo grau de concentração, diz estudo

Presidente da CNseg, Dyogo Oliveira destaca a forte concorrência entre os grupos seguradores e a desburocratização do setor brasileiro

Estudo organizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) concluiu que o setor de seguros apresenta baixo grau de concentração de mercado. O levantamento levou em conta 146 grupos associados à CNseg em Danos e Responsabilidades, Capitalização e Planos de Previdência, conforme tabela anexa.

“Uma forte concorrência entre os grupos seguradores, menores barreiras de acesso ao mercado brasileiro e investimentos em atualização tecnológica são alguns dos fatores que tornam o ambiente de negócios saudável no setor”, afirma o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.

O levantamento da CNseg utilizou o indicador Herfindahl-Hirschman (HHI) para aferir o grau de concentração no setor. O HHI, para fins de aferição, acena com três níveis de classificação: abaixo de 15%, baixa concentração; entre 15% e 25%, moderadamente concentrado; e, a partir de 25%, altamente concentrado.

Esse indicador é usado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aferir o grau de concentração antes de aprovar fusões e incorporações de empresas. É também usado pelo governo americano e do Reino Unido para evitar mercados concentrados.

146 grupos participaram do estudo avaliando o comportamento concorrencial de 16 ramos de Danos e Responsabilidades, oito da linha de Seguros Pessoais, que são os planos de previdência, além da Capitalização.  A taxa geral do mercado segurador (excluindo-se Saúde) caiu de 12,8%, em 2016, para 10%, considerando 12 meses até agosto de 2022. 

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Nos ramos de Danos e Responsabilidades, dos 14 avaliados, em 9 a concentração é considerada baixa. Nos seis ramos de Pessoas, três apresentam baixa concentração e outros três, moderada concentração. O segmento de Capitalização, também examinado, registra baixa concentração de mercado. 

Entre os ramos de baixa concentração estão as carteiras de Automóvel, Residencial, Empresarial, Grandes Riscos e Transportes. O ramo de Auto registrou HHI de 14,2% em 12 meses até agosto; o Residencial, 12,2%; e o Empresarial, 9,4%. Já os seguros de Grandes Riscos e o de Transportes, 9,9% e 8,3%, respectivamente.

Nos ramos de maior concentração, como o Seguro Habitacional, Rural, Marítimos e Aeronáuticos, esse comportamento está relacionado com a presença de empresas públicas, elevado grau de especialização, participação de resseguros e valores segurados elevados, destaca o presidente da CNseg.

O baixo nível de concentração é importante para ampliar o alcance da proteção e, dessa forma, contribuir para o crescimento sustentável e bem-estar social do País. “Estudos que avaliem a concorrência são sempre bem-vindos para corrigir impressões e percepções equivocadas do funcionamento dos mercados”, assinala o executivo.

Como exemplo, ele lembra o caso do seguro de Automóvel, que corretores acreditam ser concentrado, ao contrário do que diz o levantamento da CNseg. “Esse é, na verdade, um ramo de extraordinária competição entre grupos locais e estrangeiros, de uso intenso de novas tecnologias e de práticas comerciais tão diferenciadas a ponto de serem replicadas em outros países”, lembra Oliveira.

Fonte: CNseg

Leia, por fim, a 28ª edição da revista:




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.