O julgamento da Ação Rescisória Nº 1016571-85.2019.8.11.0000 no TJ MT, no último dia 8 de maio, foi um dos primeiros julgamentos virtuais do Tribunal de Justiça do Mato Grosso e o primeiro a receber memoriais através de vídeo.
A ação rescisória, relativa ao pagamento de uma indenização de seguro DPVAT que já havia sido feito na esfera administrativa, foi acatada, por unanimidade, e reverteu em decisão judicial favorável às seguradoras que haviam perdido recurso de apelação em 2ª instância.
A desembargadora CLARICE CLAUDINO DA SILVA, relatora da ação, enalteceu a iniciativa do escritório MOTTA, SOITO & SOUSA que patrocinou a defesa das seguradoras, afirmando que a forma da comunicação utilizada pela Dra. PAMELA PEREIRA, daquele escritório, além de clara e objetiva, “é muito mais prática, especialmente quando a Justiça, de maneira geral, utiliza-se de mecanismos tecnológicos com mais ênfase para o desenvolvimento e execução dos procedimentos judiciais”.
O envio desses memoriais em vídeo é o exemplo prático da aplicação da inovação à advocacia, da, até agora, pouco percebida revolução que está ocorrendo no processo civil em que julgamentos e audiências tem tido lugar sem a presença das partes e com muitas das intervenções se realizando à distância, com o apoio das novas tecnologias.
O elogio da desembargadora relatora aos memoriais em vídeo se encontram em nota publicada no site oficial do TJMT, que pode ser acessada clicando aqui: http://www.tjmt.jus.br/Noticias/59341#.XuEvvkVKg2y ou pelo site www.mssae.com.br onde também pode ser encontrado o completo teor da acima referida decisão.