10/05/2021

Mudanças nos Seguros de RC: live conta com participação de Diretor da Conhecer Seguros

Mudanças nos Seguros de RC: live conta com participação de Diretor da Conhecer Seguros

A live “Impactos da flexibilização das normas nos seguros de RC”, realizada na quarta-feira (21/04), pela Seguro Nova Digital, com transmissão pelo SND Play, contou com a participação do diretor e especialista da Conhecer Seguros, Walter Polido, para falar sobre as possibilidades de atualizações do vasto e complexo segmento dos seguros da área de responsabilidade civil.

O anfitrião da live foi Sergio Vitor Guerra, o apresentador do quadro “Seguro em debate” do SND Play, que introduziu a questão da flexibilização estabelecida pelas novas normas da Susep e a Consulta Pública nº 06/2021. Segundo a Autarquia, a minuta de Circular prevê a revogação de cinco normas que dispõem sobre o segmento de Responsabilidades, inclusive estabelecendo o fim dos planos padronizados do seguro de Responsabilidade Civil Geral, que engessam a oferta de produtos.

A Consulta Pública foi encerrada dia 14/04 e Polido acredita que a revogação dos marcos regulatórios atuais desenvolverá cada vez mais o mercado. Fazendo referência às antigas circulares 437 e 553 da Susep, o especialista destacou como normas regulatórias deficientes, repletas de inconsistências técnicas e que retrocederam o mercado ao ignorarem o avanço das bases contratuais do seguro até o momento das respectivas edições, indo contra tendências globais e estabelecendo modelos precários, com a padronização dos clausulados das apólices. “As novas circulares, já em vigor, trazem normativas para a flexibilização do mercado. As bases contratuais dos ramos de seguros não são mais imposição da Susep, mas sim de competência do mercado privado, especializado e técnico”, aponta Polido.

O diretor da Conhecer Seguros respondeu aos telespectadores da live, esclarecendo dúvidas sobre as possíveis mudanças e o provável impacto, também, no resseguro. As perguntas apresentadas versaram sobre os Seguros RC Geral, Ambiental, D&O e E&O; dentre outros temas correlatos, foi abordada a formação requerida dos profissionais que atuarão no novo cenário que emerge com a mudança regulatória. Segundo Polido, o mercado está se adequando e seguindo práticas de mercados mais desenvolvidos. “Bem-vindo à técnica! Ela ressurge em todas as esferas. Desde o corretor de seguros, que se torna um agente de avaliação de riscos, às seguradoras, que têm liberdade para desenhar seus próprios produtos, e o segurado, que terá mais opções de coberturas e valores mais transparentes”, conclui Polido.

A live pode ser assistida na íntegra no SND Play.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 14ª edição da revista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *