Por: Giuliana Chorbajian Morato*
Artigo publicado originalmente na 41ª edição da revista.
Por décadas, o setor de seguros foi amplamente considerado um território masculino, especialmente quando se tratava de vendas e comércio. No entanto, à medida que a indústria evoluiu e a igualdade de gênero se tornou uma prioridade em muitas empresas, as mulheres começaram a conquistar seu lugar de destaque nesse campo, não apenas na venda de apólices, mas também no marketing, administração e em papéis de liderança.
Historicamente, o a percepção predominante era de que as habilidades necessárias para ter sucesso no ramo, como negociação, tomada de decisão rápida e habilidades analíticas, eram mais inerentes aos homens. No entanto, ao longo dos anos, ficou claro que as mulheres possuem todas essas habilidades e muito mais, e estão cada vez mais deixando sua marca no setor de seguros.
Uma das áreas em que as mulheres têm se destacado é na venda de apólices. Com sua habilidade inata para se comunicar, estabelecer relacionamentos e entender as necessidades dos clientes, as mulheres estão demonstrando serem igualmente capazes, senão mais, do que seus colegas masculinos na venda de seguros. Além disso, as mulheres muitas vezes são percebidas como mais empáticas e confiáveis, o que pode ser uma vantagem significativa ao lidar com clientes em situações sensíveis, como durante a compra de um seguro de vida ou saúde.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
No entanto, apesar dos avanços significativos, ainda existem desafios a serem superados. A disparidade salarial de gênero, a falta de representação em cargos de liderança sênior e os preconceitos inconscientes continuam a ser questões que precisam ser abordadas de forma proativa pela indústria. Não importa o cargo ou setor, mulheres estão quebrando estereótipos e demonstrando que têm muito a oferecer para o crescimento e sucesso das empresas de seguros. À medida que a indústria continua a evoluir, é essencial que as empresas reconheçam e valorizem plenamente as contribuições das mulheres, promovendo um ambientede trabalho inclusivo e igualitário para todos.
*Giuliana Chorbajian Morato é Coordenadora de Marketing Digital da J. Morato Corretora de Seguros.