Mulheres no Seguro: quebrando estereótipos com sucesso

Mulheres no Seguro: quebrando estereótipos com sucesso

Por: Giuliana Chorbajian Morato*

Artigo publicado originalmente na 41ª edição da revista.

Por décadas, o setor de seguros foi amplamente considerado um território masculino, especialmente quando se tratava de vendas e comércio. No entanto, à medida que a indústria evoluiu e a igualdade de gênero se tornou uma prioridade em muitas empresas, as mulheres começaram a conquistar seu lugar de destaque nesse campo, não apenas na venda de apólices, mas também no marketing, administração e em papéis de liderança.

Historicamente, o a percepção predominante era de que as habilidades necessárias para ter sucesso no ramo,  como negociação, tomada de decisão rápida e habilidades analíticas, eram mais inerentes aos homens. No entanto, ao longo dos anos, ficou claro que as mulheres possuem todas essas habilidades e muito mais, e estão cada vez mais deixando sua marca no setor de seguros.

Uma das áreas em que as mulheres têm se destacado é na venda de apólices. Com sua habilidade inata para se comunicar, estabelecer relacionamentos e entender as necessidades dos clientes, as mulheres estão demonstrando serem igualmente capazes, senão mais, do que seus colegas masculinos na venda de seguros. Além disso, as mulheres muitas vezes são percebidas como mais empáticas e confiáveis, o que pode ser uma vantagem significativa ao lidar com clientes em situações sensíveis, como durante a compra de um seguro de vida ou saúde.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

No entanto, apesar dos avanços significativos, ainda existem desafios a serem superados. A disparidade salarial de gênero, a falta de representação em cargos de liderança sênior e os preconceitos inconscientes continuam a ser questões que precisam ser abordadas de forma proativa pela indústria. Não importa o cargo ou setor, mulheres estão quebrando estereótipos e demonstrando que têm muito a oferecer para o crescimento e sucesso das empresas de seguros. À medida que a indústria continua a evoluir, é essencial que as empresas reconheçam e valorizem plenamente as contribuições das mulheres, promovendo um ambientede trabalho inclusivo e igualitário para todos.

*Giuliana Chorbajian Morato é Coordenadora de Marketing Digital da J. Morato Corretora de Seguros.




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.