O corretor como tradutor do novo Marco Regulatório e dos modelos de proteção

O corretor como tradutor do novo Marco Regulatório e dos modelos de proteção

Por: Sidney Dias*

Artigo publicado, originalmente, na 56ª edição da revista Seguro Nova Digital

A Lei nº 15.040/2024 e a LC nº 213/2025 marcam a maior mudança desde o Decreto-Lei nº 73/66. Em dezembro, entra em vigor a Lei 15.040, redesenhando contratação, regulação e liquidação de sinistros. O corretor, consultor de proteção com o uso de seguros e defensor do cliente, precisa dominar o novo Marco Regulatório para atuar em conformidade, esclarecer e evitar conflitos.

A LC 213 ampliou o escopo do CNSP e da Susep e trouxe novas formas de proteção. O cliente agora escolhe entre seguro por seguradoras, seguro por cooperativas, e proteção patrimonial mutualista (PPM) -que não é seguro e opera por rateio. O mapa ficou mais amplo, e a orientação do corretor, mais decisiva.

De especialista em seguros, o corretor vira arquiteto de proteção, combinando instrumentos e explicando com neutralidade os caminhos. Nas seguradoras, há transferência de risco por prêmio; nas cooperativas, issotambém é possível, mas o cliente torna-se cooperado, aporta cotas e participa de sobras ou perdas; na PPM, o cliente firma contrato de participação com rateios variáveis.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

A boa recomendação pelo corretor nasce de diagnóstico: perfil de risco e de caixa, tolerância a rateios, interesse por governança, custos totais e amplitude de coberturas. Nas cooperativas de seguros, atenção extra à liquidez das cotas. A meta é equilibrar proteção, previsibilidade das despesas e interesse em participação.

A régua para conduta dos corretores sobe. É essencial evitar conflitos com seguradoras, cooperativas, administradoras e associações; dar transparência às informações e à remuneração; e não confundir linguagem e materiais de PPM com os de seguro.

Quem traduz o jargão, compara alternativas e contextualiza escolhas conduz o cliente com segurança.

E o corretor de seguros é a liderança discreta que transforma complexidade em proteção efetiva.

*Sidney Dias é diretor e sócio da Conhecer Seguros

Compartilhe:

Nos acompanhe também pelas redes sociais

Links rápidos

Receba nossas informações em primeira mão

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.