Open Insurance: desafios e oportunidades de seguros em 2024

Open Insurance: desafios e oportunidades de seguros em 2024

Por Sidney Dias e Walter Polido*

Continuando nossas discussões a respeito dos desafios e das oportunidades do setor de seguros em 2024, um assunto ainda, digamos, que nebuloso e pouco compreendido é o Open Insurance. Trata-se de uma iniciativa revolucionária no mercado brasileiro, criada com o objetivo de aumentar a transparência, a competição e a inovação.

A conclusão da fase 2 do Open Insurance, prevista para abril de 2024, representa um marco importante, possibilitando o compartilhamento de dados entre seguradoras, desde que autorizado pelos titulares respectivos.

A expectativa é de que, com esse compartilhamento e a maior transparência, ocorra uma melhoria na oferta de produtos e serviços personalizados, beneficiando os consumidores com opções mais adaptadas às suas necessidades individuais e, potencialmente, com custos mais competitivos.

Já a fase 3, prevista para conclusão em novembro de 2024, promete expandir ainda mais as capacidades do Open Insurance, potencialmente incluindo a integração de novos participantes do mercado e a ampliação dos tipos de dados compartilhados. Essa etapa pode levar a uma personalização ainda maior dos produtos de seguros e a uma competição mais acirrada entre as seguradoras.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Para os corretores de seguros, isso significa a necessidade de adaptação a um mercado mais dinâmico e digitalizado, onde a agilidade e a capacidade de oferecer soluções inovadoras serão fatores decisivos. Para os segurados, o impacto se traduz em maior poder de escolha e acesso a serviços mais eficientes e custo-efetivos.

Convidamos os leitores a conferirem toda esta série de artigos sobre os desafios e as oportunidades do mercado de seguros em 2024. Ao todo são 11 temas de grande relevância para os profissionais que desejam estar bem-informados do que vem por aí.

Sidney Dias é diretor da Conhecer Seguros e profissional experiente do mercado de seguros e finanças. Mestre e Doutor em Informática (PUC-Rio) e Administrador (FGV/EAESP). Membro da IEEE/Computer Society, da Association for Computing Machinery – ACM. Corretor de seguros habilitado em todos os ramos.

Walter Polido é diretor da Conhecer Seguros, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, advogado, técnico-especialista em seguros e resseguros, árbitro de diversas Câmaras de Mediação, Conciliação e Arbitragem, parecerista e professor.




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.