Perdas seguradas por tempestades severas chegam a US$ 60 bilhões

Perdas seguradas por tempestades severas chegam a US$ 60 bilhões

Resultado do primeiro semestre deste ano representa 70% das perdas globais seguradas

A alta frequência de eventos de pequeno a médio porte resultou em perdas seguradas globais decorrentes de catástrofes naturais de 60 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2024. As estimativas preliminares são do Swiss Re Institute. Tempestades severas, principalmente nos EUA, representaram 70% das perdas globais seguradas.

Segundo Balz Grollimund, Head of Catastrophe Perils do Swiss Re Group, nos últimos anos tempestades severas têm se destacado como um dos principais fatores para o aumento significativo nas perdas seguradas. Na sua avaliação, isso acontece devido ao crescimento das populações e ao aumento dos valores das propriedades em áreas urbanas. “Além da maior vulnerabilidade das propriedades seguradas aos danos causados por granizo. Por isso, eventos com perdas de bilhões de dólares devido a esse perigo tendem a se tornar mais comuns.”

Tempestades ou tempestades convectivas severas (SCS) são caracterizadas por ventos fortes, incluindo tornados, granizo e chuvas intensas. No total, essas tempestades resultaram em perdas seguradas de 42 bilhões de dólares globalmente no primeiro semestre de 2024. Nos EUA, 12 dessas tempestades causaram perdas de 1 bilhão de dólares ou mais cada uma. Isso demonstra o potencial de perdas desse perigo. De acordo com o relatório sigma 1/2024 do Swiss Re Institute, perdas seguradas decorrentes de SCS nos EUA aumentaram cerca de 8% anualmente em termos nominais desde 2008.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Jérôme Jean Haegeli, Chief Economist do Swiss Re Group, diz:

“As perdas seguradas devido a tempestades severas têm aumentado devido a uma combinação de fatores, incluindo a inflação, que tem contribuído para o aumento dos custos de construção. Além disso, com o desenvolvimento econômico, as exposições gerais continuarão a crescer. Por isso, investir em medidas de proteção – como proteger comunidades vulneráveis contra inundações ou melhorar os códigos de construção para proteger as casas de tempestades de granizo severas – é vital.”

As inundações também causaram perdas acima da média. Desse modo, elas são impulsionadas por eventos nos Emirados Árabes Unidos, Alemanha e Brasil, e representaram 14% das perdas seguradas globais. Em abril, por exemplo, chuvas torrenciais causadas por tempestades severas provocaram inundações repentinas na Península Arábica, resultando em danos sem precedentes nos Emirados Árabes Unidos.

Enquanto isso, segundo estimativas da indústria, as perdas seguradas provavelmente chegarão a pelo menos 2 bilhões de dólares. Esse foi o desastre natural mais caro já registrado no país. Embora se espere um aumento nas chuvas intensas em um clima mais quente, o rápido crescimento urbano, a alteração do uso da terra, sistemas de drenagem escassos e solos secos intensificam a gravidade das perdas.

Por fim, perdas econômicas e seguradas totais no primeiro semestre de 2024 e no primeiro semestre de 2023 (bilhões de dólares em preços de 2024): a média dos últimos 10 anos para o primeiro semestre refere-se à média das perdas do primeiro semestre entre 2014 e 2023. Estes são valores preliminares e, devido ao arredondamento, alguns totais podem não corresponder à soma das figuras separadas.

Fonte: Swiss Re Institute




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.