Como a presença feminina tem enriquecido o mercado de seguros

Como a presença feminina tem enriquecido o mercado de seguros

Por: Vanessa Oliva*

Artigo escrito originalmente para a 41ª edição da revista digital.

No Brasil, a participação das mulheres no mercado segurador tem crescido significativamente ao longo dos anos. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e de outras instituições do setor, é possível observar que as mulheres vêm ocupando uma parcela cada vez maior de cargos em seguradoras, corretoras de seguros e outros segmentos relacionados.

Embora números exatos sobre a distribuição de gênero no mercado segurador brasileiro possam variar, especialmente em diferentes áreas e níveis hierárquicos, diversas iniciativas têm sido implementadas para promover a igualdade de oportunidades para mulheres e aumentar a sua representatividade.

Programas de recrutamento, capacitação e desenvolvimento de liderança voltados para mulheres têm se tornado mais comuns, visando não apenas atrair mais talentos femininos para o setor, mas também promover sua ascensão em cargos de liderança e decisão.

Além disso, a conscientização sobre a importância da diversidade de gênero no ambiente de trabalho tem levado muitas empresas do setor segurador a adotar políticas e práticas mais inclusivas, proporcionando um ambiente de trabalho mais equitativo para homens e mulheres.

Seja como líderes de empresas de seguros, profissionais especializadas em análise de riscos, agentes de seguros ou em outras áreas, as mulheres têm deixado sua marca de maneira notável.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a presença feminina tem enriquecido o mercado segurador:

  • Liderança e Tomada de Decisão: A diversidade de pensamento que as mulheres trazem para as mesas de decisão muitas vezes resulta em estratégias mais abrangentes e inclusivas;

  • Inovação e Adaptação: A capacidade de adaptação e visão das mulheres para identificar novas oportunidades têm impulsionado a evolução do mercado, especialmente em resposta às mudanças nas necessidades e preferências dos clientes;

  • Empoderamento Financeiro: Ao ajudar na gestão de riscos financeiros e na proteção de ativos, elas capacitam as pessoas a enfrentar desafios econômicos e a alcançar seus objetivos financeiros com mais confiança;

  • Conexão com os Clientes: As mulheres muitas vezes possuem habilidades interpessoais excepcionais: isso é muito importante em um setor como o segurador, onde a confiança e o relacionamento com o cliente desempenham um papel crucial na fidelização e satisfação do cliente;

  • Advocacia e Responsabilidade Social: Muitas mulheres também estão ativamente envolvidas em iniciativas de responsabilidade social corporativa e advocacia por causas importantes, trazendo uma diferença tangível, além das atividades comerciais convencionais.

Em suma, a presença feminina no mercado segurador não só enriquece o setor, mas também contribui para um ambiente mais inclusivo, resiliente e socialmente responsável.

À medida que mais mulheres continuam a se destacar neste campo, o futuro do mercado segurador é moldado por uma diversidade de talentos e perspectivas, beneficiando a todos os envolvidos.

*Vanessa Oliva é Diretora de Recursos Humanos e Facilities da EZZE Seguros





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.