O programa de formação e cocriação multidisciplinar chamado Insurtech Inovation Program, promovido pela PUC Rio em parceria com a Mag Seguradora e o IRB Brasil RE, cria soluções inovadoras que gerem impacto positivo no mercado de seguros e resseguros. O Professor e palestrante, Fernando Vieira, conduziu uma pesquisa com participantes desse projeto, onde o Seguro Fiança Locatícia foi objeto de estudo. Informações como renda, região geográfica, composição familiar, público alvo, motivos sobre recusa e inclusão de coberturas, foram assuntos que fazem parte da composição dos dados
Segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o seguro fiança locatícia cresceu 76% em arrecadação em 2020 e arrecadou R$ 813 milhões no ano passado, até novembro. Sendo que menos de 3% dos imóveis alugados no país, utilizam essa forma de garantia. No mesmo ano, a Susep inseriu uma nova regra, na qual passou a exigir que as apólices fossem emitidas pelo prazo total do contrato de locação. Antes, esse contrato era emitido durante 12 meses e precisava ser renovada, no período do contrato de locação.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Para Fernando Vieira, participar de um estudo como consultor de um grupo, agrega conhecimento e aumenta a experiência em dar suporte com o material, que vai ser utilizado durante o programa. “Quando esses alunos me procuraram para efetuar um levantamento sobre o Seguro Fiança Locatícia, estive disponível para conduzir com uma parte da turma, todas as averiguações necessárias a respeito dessa modalidade de seguro. Projetos que fundamentam as peculiaridades do mercado segurador, auxiliam na formação e na qualificação profissional dos envolvidos. Esse programa projeta o presente e o futuro do setor, tendo a premissa de motivar aos participantes na condução do saber”, explicou.