19/06/2021

Renan Pinto é o CFO do Qsaúde

Renan Pinto é o CFO do Qsaúde
Foto (Divulgação/Gabriel Reis)
Executivo tem mais de 15 anos de experiência internacional em finanças corporativas, com passagens pela Gerdau Brasil, EUA, Índia e Peru. Foi ainda Diretor de Tecnologia e Transformação Digital da companhia

O economista Renan Pinto, de 38 anos, assume como CFO do Qsaúde, a nova operadora de planos de saúde individuais que alia medicina de qualidade à tecnologia para oferecer um novo conceito de assistência à saúde. O executivo veio da Gerdau, onde ocupava o cargo de Diretor Sênior de Tecnologia e Transformação Digital (CIO/CDO nas siglas em Inglês) na operação da empresa na América do Norte. No seu último ano, acumulava também a função de Diretor Financeiro da operação da Gerdau no Peru. É com essa ampla bagagem em finanças corporativas e em cultura tecnológica que o executivo desembarca de Tampa, na Flórida, no Qsaúde, que foi lançado em outubro do ano passado para atender, inicialmente, a população de São Paulo.

“Liderar a transformação digital de uma grande companhia e fazer captação para startups foram desafios que me deram uma visão ampla sobre a importância de se ter uma cultura corporativa voltada à tecnologia”, diz Renan, que é natural do Rio de Janeiro, formado em Economia pelo IBMEC e tem mestrado em Administração pela Stanford Graduate School of Business, que figura entre uma das melhores universidades do mundo.

De volta ao Brasil depois de acumular 10 anos de experiência internacional, o economista está animado com o novo desafio, agora no Setor de Saúde Suplementar. “O modelo de negócios do Qsaúde já nasceu digital. Mas queremos fortalecer esse DNA em todas as áreas, inclusive na financeira. Chego para somar minha experiência em finanças corporativas e com ambiente digital ao modelo de negócios Q, com o objetivo de impulsionar resultados por meio da tecnologia”, afirma.

Isso significa, de acordo com o executivo, trazer mais eficiência operacional, melhorar continuamente os indicadores de qualidade, além de aprimorar de forma perene a jornada dos clientes e profissionais da saúde dentro do plano.

Renan tem vasta vivência internacional em finanças corporativas, fusões e aquisições, tesouraria e estratégia. Como Diretor Sênior de Tecnologia e Transformação Digital na Gerdau América do Norte, esteve à frente de um time de 50 profissionais de análise de dados, nuvem, arquitetura, entre outros. Também era responsável pelo relacionamento com grandes fornecedores de tecnologia, como SAP, IBM e Accenture.

Conhecer Seguros

Além disso, foi Chefe de Planejamento e Análises Financeiras na startup Beepi.com, em Mountain View, na região do Vale do Silício na Califórnia. A empresa oferecia um marketplace P2P (peer-to-peer) online para a compra e venda de carros usados. Era responsável ainda pelo planejamento financeiro e rodadas de investimento, análises e modelos financeiros para levantamento e captação de fundos. A mesma função ele ocupou anteriormente na Gerdau Brasil, onde fazia planejamento financeiro estratégico da unidade de negócios que tinha receita de US﹩ 7 bilhões. Renan também passou, como executivo da Gerdau, pela Índia, na cidade de Bangalore, onde ficou por dois anos e meio, e Peru, e liderou times na América Latina, Ásia e América do Norte, em um trabalho focado no desenvolvimento de pessoas, conhecimento estratégico e de negócios.

Tecnologia, sim. Som analógico também

Para além da bagagem cultural que adquiriu nestes anos vivendo e trabalhando fora do país, Renan é um aficionado por música, especialmente por rock clássico. É baterista nas horas vagas e mantém uma coleção de 1.500 álbuns, entre vinis e CDs, de diversos artistas – entre os favoritos estão Eric Clapton e The Rolling Stones. Os discos são reproduzidos em uma vitrola com som analógico, sua favorita para ouvir os clássicos.

Também quer que os filhos cresçam em um ambiente de multiculturalidade. Nascidos nos Estados Unidos, as duas crianças pequenas (um menino de 2 e uma menina de 5 anos) são educadas em inglês, português e espanhol – sua mulher é peruana. Na decisão sobre a mudança para o Brasil pesou a importância de possibilitar que as crianças tenham vivência da cultura brasileira, que é mais calorosa. Torcedor do Flamengo, Renan também se dedica ao esporte: há seis meses, se prepara para competir como triatleta.

No Qsaúde, Renan chega para reforçar o time de executivos experientes que está sendo montado pelo CEO da empresa, José Seripieri Junior, uma das principais lideranças do Setor de Saúde Suplementar no Brasil. Em dezembro, Junior trouxe da Hapvida o médico cirurgião cardiológico Anderson Nascimento como Vice-Presidente Executivo. Até novembro, Anderson era o Superintendente Nacional da Rede Própria Hapvida e ainda foi Superintendente na Prevent Senior, onde trabalhou por 14 anos.

Já estão entre as lideranças da empresa Gustavo Ribeiro (Assuntos Estratégicos), que foi Vice-Presidente da Fundação Zerbini e do Instituto do Coração (InCor) e diretor de Relações Institucionais da UnitedHealth Group (UHG) para América Latina e Estados Unidos, Fabian Rocha (Jurídico), que é ex-diretor jurídico da Qualicorp, e Sandra Brasil (Comunicação), jornalista que atuou por mais de 20 anos nas principais redações dos veículos de mídia do país e foi diretora de duas agências de comunicação. À frente da área médica está o cardiologista Ricardo Casalino, que antes de chegar ao Qsaúde ocupava o cargo de Coordenador Médico na Prevent Senior.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 12ª edição da revista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *