Riscos cibernéticos: desafios e oportunidades de seguros em 2024

Riscos cibernéticos: desafios e oportunidades de seguros em 2024

Por Sidney Dias e Walter Polido*

Com a contínua utilização de tecnologias digitais, impulsionada pelo uso de recursos de Inteligência Artificial (IA) em suas diferentes formas e pela disseminação da tecnologia da Internet das Coisas (IoT), aumenta também a exposição a riscos das pessoas e empresas, com possibilidades de prejuízos relevantes no caso de falhas de funcionamento de sistemas e equipamentos.

Essa maior exposição traz oportunidades para o desenvolvimento de produtos e serviços de seguro para riscos cibernéticos inovadores, particularmente para pequenas e médias empresas. E traz para as seguradoras, também, o desafio de aprimorar suas metodologias para avaliação de riscos e precificação, atuando em estreita colaboração com os corretores de seguros e os gestores das empresas para gestão proativa dos riscos cibernéticos.

Além da comercialização de produtos isolados e específicos para riscos cibernéticos, é importante e necessário, também, que o mercado brasileiro se desenvolva no sentido de oferecer a garantia para determinadas situações específicas do risco dentro das apólices dos diferentes ramos de seguros já existentes.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Por exemplo, em uma apólice de Riscos Operacionais, não se mostra razoável a exclusão genérica do risco cibernético, se algum ato ou fato dessa natureza puder gerar um dano patrimonial ao segurado.

Sob essa mesma avaliação, também não parece razoável um determinado profissional médico ou advogado sofrer a invasão do banco de dados de seus pacientes ou clientes e a sua apólice de E&O deixar de garantir as consequências patrimoniais daí resultantes.

Além dos riscos cibernéticos, temos discutido nesta série de artigos alguns temas que devem impactar diretamente a dinâmica do mercado de seguros. Leia todo o conteúdo para acompanhar os principais desafios e oportunidades do setor neste ano.




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.