Saiba como o mercado está tratando a crise na assistência 24h – Seguro Nova Digital – 22ª edição

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Herança da pandemia

Os impactos da pandemia ainda serão sentidos pelos próximos anos dentro do mercado financeiro. No setor de seguros, recuperando-se rapidamente do período de queda em arrecadações, os problemas surgem gradativamente, todos em decorrência dos dois anos de crise sanitária mundial.

O “pepino” desta vez é a assistência 24h, cobertura essencial para aqueles que protegem  sua casa ou aos que demandam proteção para o seu veículo. Mesmo impactando diretamente o mercado, o problema foi gerado fora dele, segundo especialistas. A alta dos combustíveis foi determinante para desestimular o trabalho dos prestadores, que na maioria dos casos são terceirizados e autônomos.

A alta dos combustíveis é um agravante, mas não o principal. Com o isolamento social, quem pôde ficou em casa e adotou o modelo home office. Consequentemente, os acionamentos de assistência 24h caíram e diminuíram a renda dos prestadores, que optaram por mudar de área, migrando para entregas em e-commerce, por exemplo.

A bomba estourou no segundo semestre de 2021, quando o mundo dava sinais de que poderíamos sair de casa com um pouco mais de tranquilidade. Os acionamentos voltaram ao patamar pré-pandemia, mas a quantidade de profissionais assistentes na rua permaneceu baixa. O resultado dessa equação foi inevitável: segurados descontentes com a demora do atendimento e o acúmulo de queixas contra seguradoras.

Diante dessa circunstância, os representantes do mercado estão se mobilizando em grupos de trabalho com o intuito de diminuir o prejuízo e acabar com a crise. A FenSeg se reuniu com a Fenacor para adotar medidas capazes de auxiliar as companhias de seguros, principais alvos de reclamações dos clientes.

A preocupação é que este problema surge justamente no momento de crescente popularidade do setor de seguros, valorizado devido ao seu papel na proteção social e financeira das famílias durante a pandemia. 

Assistência é o tema principal da 22ª edição da Seguro Nova Digital, que também traz uma cobertura exclusiva de mais um Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros. A já tradicional entrevista pingue-pongue, presente em todas as edições até aqui, recebeu Vanessa Mendonça, importante executiva do setor que deixou o escritório de uma empresa global para fundar sua startup de seguros de transportes.




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