Dificuldades no acesso ao SUS impulsionam a busca por alternativas acessíveis, e TEM Saúde destaca-se como parceira estratégica para empresas que querem agregar valor com soluções em saúde
Texto publicado, originalmente, na 54ª edição da revista digital.
O Brasil vive um momento crítico em relação ao acesso à saúde pública, especialmente entre os brasileiros da Classe C, que somam mais de 100 milhões de pessoas e dependem majoritaritariamente do SUS. A situação foi detalhada em um estudo recente do Instituto Locomotiva, intitulado “A Classe C e a Saúde: os desafios de acesso a exames e consultas”, divulgado em fevereiro deste ano.
A pesquisa revela que 94% dos brasileiros da Classe C acreditam que o tempo de espera no SUS coloca em risco a vida da população. Entre os principais gargalos identificados, o acesso a especialistas lidera as reclamações: 60% dizem que o tempo de espera para esse tipo de consulta é muito longo. Outros 56% afirmam que a espera por exames também é excessiva, enquanto 46% relatam dificuldades até mesmo para consultas com médicos generalistas.
O reflexo disso é a migração crescente para a rede privada de saúde, ainda que de forma pontual ou emergencial. De acordo com o levantamento, 72% dos brasileiros da Classe C tiveram ou conhecem alguém que precisou buscar atendimento fora do SUS diante da urgência ou da ausência de respostas rápidas. Esses números reforçam uma realidade já sentida nas filas dos postos de saúde, hospitais públicos. Ainda segundo a pesquisa, 24% dos entrevistados afirmaram ter tido piora no quadro de saúde por causa da demora para obter consultas ou exames na rede pública.
Esse cenário abre uma janela de oportunidades para empresas que oferecem soluções de saúde acessíveis. Nesse contexto, a TEM Saúde tem se destacado como uma das principais fornecedoras de soluções no mercado. Com uma atuação voltada para o modelo B2B2C, a TEM distribui produtos e serviços de saúde através de parceiros de diferentes setores — entre eles, seguradoras, bancos, fintechs e varejistas.
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“Ao agregar um benefício essencial como saúde à oferta de produtos e serviços, nossos parceiros aumentam a percepção de valor e também o apelo de vendas” detalha Mariana Esteves, Vice-Presidente Comercial da TEM Saúde.
A healtech oferece serviços que viabilizam acesso a saúde voltados especialmente para as classes C e D. A proposta é uma opção intermediária entre a saúde pública e plano de saúde, oferecendo desde rede credenciada de consultas médicas, exames e procedimentos com desconto, a programas voltados a saúde metal, bemestar, e cuidados preventivos.
Esse tipo de solução é especialmente valorizado em um momento em que a saúde se tornou uma das principais prioridades do consumidor brasileiro. O estudo do Instituto Locomotiva aponta que a preocupação com a saúde é constante entre os brasileiros da Classe C, mesmo entre os que não possuem plano de saúde privado. Muitas vezes, esse público opta por serviços avulsos, clínicas populares ou até por deixar de buscar atendimento — o que acarreta riscos ainda maiores no futuro.
“Entendemos que saúde acessível por ser uma demanda latente da população — é também uma oportunidade para empresas inovarem na forma como se conectam com seus clientes. Diante disso, oferecer acesso facilitado à saúde deixou de ser apenas uma ação de responsabilidade social ou fidelização e passou a ser um componente estratégico na relação entre marcas e consumidores. Estamos aqui para construir essas pontes”, reforça Mariana Esteves.