Saúde Suplementar registra 1,93 bilhão de procedimentos em 2023

Saúde Suplementar registra 1,93 bilhão de procedimentos em 2023

Mapa Assistencial da Saúde Suplementar mostra evolução dos números dos diferentes grupos de procedimentos

O setor de saúde suplementar brasileiro registrou um total de 1,93 bilhão de procedimentos em 2023, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O número representa um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior, com destaque para os exames ambulatoriais, que chegaram a 1,2 bilhão, um aumento de 7,1%. As informações detalhadas estão disponíveis no Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A ferramenta permite consultar a produção de serviços de saúde por ano-base e por operadora.

Apesar do aumento no número de procedimentos realizados, a ANS destaca que a utilização de serviços de saúde pelos beneficiários em 2023 ainda permanece abaixo do nível pré-pandemia, com exceção dos exames ambulatoriais e de outros atendimentos ambulatoriais específicos. Contudo, essa constatação se torna mais evidente quando se analisa o número de eventos por beneficiário.

“Embora tenha ocorrido um aumento em termos absolutos no número de eventos realizados, quando analisamos o número de eventos realizados por beneficiário, a redução na utilização de serviços de saúde desde a pandemia se manteve no ano de 2023”, afirma o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Exames e consultas: aumento, mas ainda abaixo do nível pré-Pandemia

Em 2023, foram realizados, em média, 23,4 exames por beneficiário, um aumento de 5,1% em relação a 2022. O número de consultas médicas por beneficiário também apresentou um leve aumento. Passou de 5,4 para 5,5 ao ano em 2023. No entanto, esse número ainda permanece abaixo do observado em 2019, quando cada beneficiário realizava, em média, 6 consultas no ano.

Internações, Terapias e Procedimentos Odontológicos: Tendências Divergentes

O número de internações por grupo de mil beneficiários apresentou um aumento de 2,8% em relação a 2022. Desse modo, passou de 184 para 189 internações no ano de 2023. As internações psiquiátricas, em especial, registraram um aumento de 39% nos últimos cinco anos, demonstrando uma crescente demanda por serviços de saúde mental.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

As terapias, que englobam atendimentos como quimioterapia, hemodiálise e transfusão ambulatorial, tiveram um aumento de 17,5% em relação a 2022, chegando a 1,6 terapias por beneficiário. No entanto, esse número ainda está abaixo da produção do setor em 2019, quando era de 1,7.

Contudo, o número de procedimentos odontológicos por beneficiário permaneceu inalterado em relação a 2022, compreendendo 5,7 procedimentos por beneficiário no ano. Esse número ainda é ligeiramente inferior ao realizado em 2019, quando foram registrados, em média, 6,6 procedimentos odontológicos por beneficiário.

Outros Atendidos Ambulatoriais: Cresce Demanda por Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia

O número de atendimentos ambulatoriais por beneficiário passou de 3,6 em 2022 para 3,9 em 2023, com destaque para o aumento observado para atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia em crianças de 0 a 15 anos incompletos. Por fim, esse aumento pode estar relacionado ao crescimento de diagnósticos de pacientes com Transtornos do Neurodesenvolvimento no mesmo período.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.