Texto publicado, originalmente, na 49ª edição da revista digital
Consolidada no mercado de seguros nacional, Seguradora ALM comemora o sucesso de iniciativas desenvolvidas durante este ano e enxerga o futuro com um posicionamento ainda mais agressivo
Em março de 2024, a Seguradora ALM obteve a autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para operar em todo o Brasil. Com o caminho aberto, um dos desafios foi adaptar os produtos da empresa a demandas de um público cada vez mais digital. Pensando nisso, a companhia destinou R$ 10 milhões em áreas-chave, como atendimento ao cliente, tecnologia, marketing, financeiro e subscrição. Além disso, foi ao mercado buscar novos profissionais.
O investimento gerou resultado. A ALM vem se tornando uma seguradora cada vez mais conhecida entre corretores e clientes. A companhia cresceu 80% no número de segurados ao atender públicos de diferentes faixas econômicas, sobretudo das classes C e D.
“Com a expansão nacional, projetamos triplicar nossa receita até o final de 2025, consolidando nossa presença nas camadas mais populares”, conta Alexandre Dominguez, CEO da seguradora.
A companhia entendeu que precisava não só vender produtos financeiramente acessíveis, mas também aumentar a qualidade de vida das pessoas, seja estimulando o cuidado com a saúde ou contemplando o segurado com uma renda extra todo mês.
Por isso, desde janeiro está no ar o projeto Vida Longa, que por meio de atividades físicas ao ar livre, programas culinários e videocasts com especialistas em saúde, estimula o público a priorizar uma vida mais saudável. Em paralelo a essa iniciativa, a companhia promoveu uma novidade em capitalização: o PIX Premiado, que contempla os clientes com sorteios, “proporcionando renda extra e melhorando a qualidade de vida dos participantes”, avalia Dominguez.
O portfólio de seguros da Seguradora ALM também disponibiliza sorteios para o segurado. É o caso do ‘ÉAGORA’, uma vantagem para clientes do seguro de vida. Ao contratar essa modalidade, o beneficiário concorre a sorteios semanais no valor de R$7.500,00. O produto contempla coberturas como Morte Natural ou Acidental e Invalidez permanente total por acidente (IPTA), além do auxílio alimentação em casos de falecimento, Auxílio Despesa, Assistência Residencial, descontos em medicamentos, etc.
Estreitando os laços com os corretores
As iniciativas desenvolvidas pela seguradora durante este ano elevaram o patamar da empresa, assim como a parceria com os corretores. O CEO da companhia analisa que os profissionais têm um papel fundamental na distribuição de seguros no Brasil, pois oferecem consultoria especializada e constroem confiança com os clientes. “São essenciais para ampliar o acesso ao seguro, especialmente em regiões menos atendidas”, pondera o executivo.
Ciente da sua importância, em 2024 a Seguradora ALM procurou estreitar o relacionamento com os corretores. Foram implementados programas de capacitação e oferecidas ferramentas digitais com o intuito de facilitar o trabalho dos profissionais.
O ‘Portal do Corretor’ exemplifica o apoio tecnológico da companhia. Na plataforma, o consultor gerencia as cotações, emite propostas, verifica detalhes das apólices e dos pagamentos, além de consultar saldos e comissões a receber, os seguros inadimplentes e a relação de documentos emitidos.
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Para não ficar apenas nas palavras da Seguradora ALM, a reportagem trouxe o depoimento do corretor parceiro da companhia, César Tadeu, da CT Dominguez Consultoria:
“A companhia oferece vários benefícios, é rápida para responder e em adequar o produto conforme a necessidade do cliente. Gosto de atuar com produtos massificados para levar a proteção ideal ao consumidor final”.

Sobre os benefícios para o corretor parceiro, Dominguez afirmou que é uma excelente opção. “Estamos fazendo um teste com um produto novo que a gente vai vender, uma distribuição nova. Temos um projeto para comercializar os produtos da ALM em diversas bancas de jornais espalhadas pelo Rio de Janeiro. Colocaremos esses produtos em 150 ou 200 bancas. O nosso propósito em atuar em parceria com a ALM, é criar novos projetos, fazer novos negócios e trabalhar para rentabilizar cada vez mais”.
Os mecanismos digitais facilitam, também, o cotidiano do segurado. Ao entrar no site, o cliente tem acesso aos detalhes da apólice, histórico financeiro e detalhes do seguro contratado. “O aplicativo também direciona o usuário para o portal, no qual é possível consultar dados sobre os riscos contratados, além do fácil acesso aos produtos ofertados pela seguradora”, explica Dominguez.
Ano de crescimento aumenta expectativa para 2025
Dentro da seguradora, a avaliação é que 2024 foi um ano de evolução financeira e de processos operacionais. O investimento priorizou aumentar a eficiência no atendimento e na comunicação com clientes e com os corretores. Esse crescimento será a base de sustentação para um próximo ano ainda mais sólido. “Nossa meta é ampliar a receita em 50% até o final de 2025”, conta o executivo.
O caminho para seguir vai ser a ampliação da oferta de produtos, com atuação em novos mercados e a implementação de projetos inovadores, assim como foi o Vida Longa. Nesse sentido, a companhia vai novamente aumentar o foco em tecnologia. “Planejamos incorporar inteligência artificial em nossos processos, visando melhorar a eficiência operacional e oferecer soluções mais personalizadas aos clientes”, complementa.
No próximo ano, a Seguradora ALM vai continuar comprometida na democratização do acesso ao seguro no país, adianta Dominguez. Isso vai acontecer, segundo ele, concomitante a projetos de saúde, bem-estar e segurança financeira para todos. “Continuaremos investindo em tecnologia, inovação e parcerias estratégicas para atender às necessidades dos nossos clientes e contribuir para uma sociedade mais protegida e consciente”, conclui o executivo.